19/05/2009


Agora que entra de novo em debate público a questão do acesso mecânico ao Castelo a partir da Baixa, seria interessante recordar um elevador já desaparecido, conhecido como "da Biblioteca", e que ligava o Largo de São Julião (hoje Praça do Município) ao Largo da Biblioteca Pública (hoje da Academia de Belas-Artes). Elevava-se 40 metros acima do solo, tinha um passadiço sobre a Calçada de São Francisco, movia-se por contra-peso de água, foi o sétimo elevador a ser construído na cidade, sob projecto de Raoul Mesnier de Ponsard. Inaugurado em 1897, esteve em actividade até 1915, sendo a estrutura desmantelada cinco anos depois.
“Quem vinha das repartições, da rua do Arsenal, da Baixa e não estava para subir a rua Nova do Almada, porque pela calçada de São Francisco raros se aventuravam, por ser íngreme combro, metia-se no ascensor”, dizia-se na revista Arquivo Nacional, de 23 de Setembro de 1932.
Construído pela iniciativa privada, acabou por falta de clientela. E hoje, não seria tão ou mais necessário? E não teria mais clientes?

5 comentários:

Anónimo disse...

parece-me que não.

se na época faltavam os clientes, hoje muito mais.

por outro lado, o deseho do elevador é horroroso e primário.

mas não se esqueçam que o movimento da praça do município para o largo das belas artes é diminuto, não me parecendo haver viabilidade económica.

por outro lado, a ligação entre dois pontos despovoados é claramente preterida em favor da subida da rua nova do almada, que não é muito ingreme, tem comércio e é o coração do chiado até à rua garret.

e é esse o caminho natural, para habitantes e turistas.

por outro lado, o electrico sobre essa rua, desde a rua da conceição e para no largo das belas artes.

ou seja, já há um meio mecânico de acesso.

na altura era o mesmo. por isso, talvez, fechou.

Anónimo disse...

Bem, atendendo a que não há condenado nenhum que não recorra para o Tribunal da Relação, um monstro daqueles sempre tinha alguma clientela, até senhores jornalistas.

Anónimo disse...

new blog

check it

www.conhecerfaro.blogspot.com

Anónimo disse...

mais feio era complicado

Fernando Correia de Oliveira disse...

Aventei da bondade do elevador (e com alguma dúvida), não da sua estética.