12/03/2009

Limpeza do Bairro Alto é "luta de resistência" - António Costa

O presidente da Câmara de Lisboa classificou como "uma luta de resistência" a intervenção de limpeza urbana no Bairro Alto, que a autarquia vai estender ao Chiado, Alto de Santa Catarina e à zona da Bica.
"Isto é uma luta de resistência e só com resistência venceremos a batalha, com a manutenção diária para que não regressem às fachadas as pinturas que não devem regressar", disse António Costa, na cerimónia que marcou o final da primeira fase da operação. A intervenção no Bairro Alto, que arrancou em Outubro, envolve limpeza de fachadas, reforço de policiamento e da iluminação pública e mudança de horários nocturnos dos estabelecimentos comerciais.
Ao longo dos primeiros cinco meses foram limpas as fachadas de 98 edifícios. Antes da cerimónia de balanço da primeira fase da operação, que António Costa considerou "bastante positivo", o autarca e uma longa comitiva de vereadores, técnicos camarários e jornalistas passeou pelas zonas do Bairro Alto já abrangidas pela intervenção.
"Mesmo assim ainda cheira", confessou António Costa ao director do Departamento Municipal de Ambiente Urbano, Ângelo Mesquita, referindo-se ao cheio a urina na Travessa das Salgadeiras, uma das duas ruas - a outra foi a Rua das Gáveas - a que a autarquia alargou a limpeza e onde reforçou a lavagem dos pavimentos.
"Mesmo assim a lavagem é feita três vezes por semana e esta foi lavada ontem", respondeu Ângelo Mesquita.
O presidente da autarquia sublinhou ainda a importância do reforço da iluminação pública no Bairro Alto, com a colocação de 350 candeeiros, tarefa que deverá ficar concluída até Julho. "Este trabalho na iluminação pública é o melhor contributo para reforçar a segurança do Bairro Alto, não só porque permite um melhor reconhecimento facial de quem circula, mas também porque será decisivo para a futura instalação do sistema de videovigilância", afirmou António Costa. As três fases da intervenção no Bairro Alto vão abranger um total de 353 edifícios e deverão custar 300.000 euros, verba proveniente das contrapartidas do casino.
No âmbito da operação a decorrer no Bairro Alto a autarquia tinha assinado em Outubro um protocolo com a procuradoria-geral Distrital de Lisboa e a PSP que previa que quem fosse apanhado em flagrante delito a pintar "graffitis" seria castigado com a limpeza da fachada danificada.

Em cinco meses só uma pessoa foi apanhada nesta situação.

In RTP.pt

Em cinco meses uma pessoa?? Este é claramente o ponto mais patético do fracasso que é todo este plano!

5 comentários:

Anónimo disse...

Já começou a limpeza no Bairro Alto?? A Rua da Rosa não deve estar incluída...

Anónimo disse...

Em termos de limpeza nota-se uma grande diferença nas ruas abrangidas.

Pelo que se vê no site da CML irá ser alargado.

Mas o mais importante é que, desde que os horários foram encurtados, a insegurança e o medo voltaram.

Filipe Melo Sousa disse...

Lisboa é uma cidade com serviços de recolha de lixo medíocres. Os autarcas culpam os munícipes pela falta de limpeza, quando simplesmente não existe contentores para colocar o lixo.

Anónimo disse...

Aposto que já hoje os teags vão voltar. É uma luta perdida. Alguns miudos são como os cães, gostam de marcar território.

Anónimo disse...

exemplos de outras paragens: http://cbs13.com/local/abandoned.business.blight.2.960916.html