12/02/2009

Câmara de Lisboa apresenta candidatura ao QREN para requalificar a Mouraria

In Público (12/2/2009)
Luís Filipe Sebastião


«[...]

Uma candidatura para a requalificação urbana da Mouraria vai ser apresentada pela Câmara de Lisboa às verbas comunitárias do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), prevendo-se um investimento global de sete milhões de euros até 2011.

O projecto de candidatura ao QREN, aprovado ontem genericamente pelo executivo, visa investir num conjunto de intervenções na Mouraria, numa área em torno da Cerca Velha de Lisboa, delimitada entre o Intendente, a Rua da Madalena e o Castelo de São Jorge. Segundo explicou o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, o projecto terá como parceiro importante a EPUL e vai apostar na recuperação do espaço público, criação de zonas pedonais e de estacionamento, para além de promover programas de regeneração social e económica.
O projecto contempla a extensão das instalações das juntas do Socorro e de São Cristóvão e São Lourenço, para espaços para a juventude e prevenção da toxicodependência. Para Manuel Salgado, as principais "âncoras" do projecto passam pelo Largo dos Trigueiros (onde serão investidos 347 mil euros públicos) e no Quarteirão dos Lagares (1,6 milhões), onde a par da preservação de vestígios arqueológicos está prevista a instalação de um nicho de pequenas empresas. A recuperação da Rua do Capelão até à casa da fadista Severa está contemplada com 198 mil euros. No total serão investidos cerca de sete milhões de euros, com uma comparticipação máxima do FEDER de 3,5 milhões. O presidente da autarquia, António Costa, garantiu que o projecto será apresentado publicamente em Março.
O vereador Ruben de Carvalho (PCP) comentou que a candidatura ao QREN foi viabilizada após lhe serem mostrados "uns bonequinhos", esperando pela apresentação do projecto. [...]»

Uma excelente notícia, mas não teria sido mais correcto o executivo ter aprovado esta proposta dos 'Cidadãos por Lisboa', no seu devido tempo, em vez de fazer suas as iniciativas dos outros, mesmo que o que interesse sejam os fins?

Sem comentários: