30/01/2009

A impunidade que sai barata

Creio já ter escrito aqui sobre os golpistas, vulgo chicos espertos, os que andam por aí nas laterais de emergência. Como sempre, no pasa nada... Ou melhor, lá passar, passam. E a toda a velocidade.
Nem de propósito, encontrei esta reportagem no programa Nós por cá. Isto quer dizer que eu já vi e os espectadores também viram. Parece que quem devia ver, não vê.
Ora vejam o video do que se passa no Eixo Norte-Sul
E um post que escrevi recentemente:
Aproxima-se pela direita, pela esquerda ou pela rectaguarda, sempre que seja possível o golpe, passar os outros ou chegar-se mais à frente nas saídas protegidas por traços contínuos duplos. Desconfio que se ria das manobras que julga inteligentes, de alto gabarito, do fantástico desempenho que o há-de levar mais longe, mais rápido, mais cedo que os outros, os tolos alinhados à espera de vez. Tipos a quem chamam "assertivos", penso eu. Também os vejo muito nas laterais de emergência, certos de que vale a pena arricar, não há lei nem ordem, nem ambulância à vista que os impeça de mais uma esperteza ardilosa, da golpada bem sucedida. A sorte protege os temerários, enquanto avança corajoso, sozinho ou mesmo acompanhado pelo kit da felicidade, deixando para trás os tipos que não arriscam, logo não petiscam. Devem ser os mesmos anjinhos que ele vê sair dos parques de estacionamento a preços milionários, gente pouco preparada para galgar a calçada portuguesa ou objectores de consciência da 2ª fila, cobardolas, havia de ser com ele, um profissional da escalada nos passeios públicos à borla.
E quando nas fila cansadas de esperar, alguém toma a ousadia do primeiro golpe, da fuga para a frente ou pelos lados, é vê-los sair, um ou dois a medo, logo seguidos de muitos, que não querem ficar para trás, não hão-de querer ser toscos, os panhonhas que se deixem ficar, quem não arrisca não petisca, tempo é dinheiro, não são menos que os outros, candeia que vai à frente é que alumia.
São assim as viagens pelas vias urbanas, ninguém mas contou: vejo-os todos os dias de manhã ou ao final da tarde, os tipos muito mais espertos que eu, os gajos ou as gajas das golpadas. Os que se safam melhor, mais cedo, mais rápido, limpinho.
Também se podem ver nas filas únicas com uma única caixa aberta. Assim que outra entra ao serviço, saltam todos dos últimos lugares para a frente do Plutão, indiferentes a quem chegou mais cedo. Mexam as pernas, os parolos.
E que dizer dos incautos que, por desconhecimento ou falta de informação, não tiram de imediato as senhas de atendimento?? Nada a fazer, tarde demais: tornam-se invisíveis aos olhos de quem chega depois, que ninguém tem culpa que não puxassem logo do papelinho com número. A lei é a lei e a ordem é muito bonita, basta olhar fixamente para os dígitos no écran.
Se virem uma madura condenada a esperar por vez ou a ficar para trás na filas de trânsito, da farmácia ou das bomba de gasolina, posso ser eu.
(Post já editado)
.
ADENDA
Curiosamente, escrevi este post tanto a pensar no eixo Norte-sul como na entrada de Pina Manique da CREL.
Passando as saídas para Monsanto e zona comercial, existe a informação da saída para Lisboa pela direita. Para mim e para milhares de "tansos", isso significa que temos que nos encostar à direita.
Mas lá vêm os fura-vidas à espera de um espaço no pára-arranca, colocando-se bem à frente de nós, que penámos pela nossa vez para entrar. Os mais ousados, fantásticos, nem tentam sequer enfiar-se na fila: seguem em frente e, na saída (com duplo traço contínuo), ZÁS! Lá estão eles no plutão da frente sem sequer terem passado pela fila.
Perdi a conta às vezes que liguei escandalizada para a polícia, assim como perdi a conta às horas que perdi naquele local à espera da minha vez para entrar. A polícia nunca apareceu. Eles andam por lá todos os dias a fazer dos outros parvos, como eu.

21 comentários:

Anónimo disse...

Estou consigo. É vergonhoso. A policia devia por-se ali na saída do eixo norte sul para a avenida de ceuta e apanhar essa gentinha toda.

M Isabel G disse...

Julga que é só ali? No eixo Norte-Sul já perto de Telheiras é a mesma pouca vergonha!
Por acaso penso e "se" "se uma ambulância precisar de passar par acudir a um filho de quem a está a impedir de circular" e "se os carros de bombeiros precisam de apagar fogo da casa de alguém que os está a impedir de circular?"
Mas não!!! Os outros que se lixem.
isto é uma gentinha muito egoísta.

Anónimo disse...

Peço desculpa, mas discordo! Aquilo ali é uma situação muito particular! Quem vai pela berma sai logo para a Av de Ceuta onde não há trânsito, enquanto que os restantes querem atravessar a ponte! Aliás, a terceira via do Eixo acaba logo ali! Talvez, para que a lei fosse respeitada a terceira via deveria desembocar directamente para a Av de Ceuta!

M Isabel G disse...

Mas se me disser que aquele troço é particularmente perigoso, já foi aliás assinalado como ponto negro pelo Observatório das Estradas, aí o caso muda de figura.
Essa parte final está mal desenhda e apresenta perigosidade.
Já foi feito relatório sobre esseponto negro
As construtoras importam-se com isso? Não.
Importaram-se com isso? Não!

M Isabel G disse...

Observatório de Segurança avança com queixas-crime devido a traçado da A8 e Eixo N/S
10.01.2007 - 10h12 Lusa
O Observatório de Segurança das Estradas vai apresentar no final do mês duas queixas-crime na Procuradoria-Geral da República por deficiências nos traçados do Eixo Norte/Sul, em Lisboa, e na Auto-Estrada do Oeste, disse hoje o presidente da entidade.

Em declarações à Lusa, Nuno Salpico, que preside ao Observatório de Segurança das Estradas e Cidades (OSEC), adiantou que a primeira queixa será apresentada no dia 25 de Janeiro e diz respeito a deficiências no traçado do Eixo Norte/Sul, em Lisboa, nomeadamente entre o Viaduto Duarte Pacheco e o Aqueduto das Águas Livres.
resto da noticia em:

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1282032&idCanal=

M Isabel G disse...

"ali é uma situação muito particular! Quem vai pela berma sai logo para a Av de Ceuta onde não há trânsito, enquanto que os restantes querem atravessar a ponte! "

Ahhhhhhh
temos que fazer uma lei para sitações particulares. Enquanto não há, temos que respeitar as que existem.
Por mim, estou farta de conversa desculpabilizante.
Não há ninguém acima da lei.

Anónimo disse...

Não se trata de desculpabilizar. Chico espertismo era seguir pela berma apenas para entrar mais à frente no local onde acaba a via mais à direita! Imagine agora que quer ir da Radial de Benfica para a Av de Ceuta (não chegam a ser 500 metros no eixo N-S), e que tem que levar com uma hora do trânsito da ponte para fazer essa distância. Acrescente-se ainda que 99.9% desses carros querem seguir para a ponte!
É verdade que a lei é igual para todos e é para ser cumprida, mas imagine passar por isso todos os dias!

Anónimo disse...

Ridículo é acusar este caso de chico espertice.

Não costumo fazer o percurso diariamente, mas por vezes tenho que sair da radial de Benfica para o eixo norte-sul, não com a intenção de ir para a Ponte 25 de Abril e margem sul, mas sim para Alcântara via Av. Ceuta, tendo então que fazer, em hora de ponta, 1 a 2Km no Eixo Norte Sul.

Ora, são os senhores, moralmente superiores das tv's e bloguices, que me vão dizer que devo estar de 30m a 1h em transito – se não for mais –, a perder tempo precioso, e ainda para mais, a contribuir para o próprio transito, poluição, etc, etc? Acho que não, Chico-espertice é só para quem ignora o caso particular que existe naquele troço e em muitos outros. Chico-espertice é criticar por criticar, e não criticar sim as autoridades que têm a competência de fazer as vias, mas também de avaliar as necessidades que vão surgindo com o tempo e NÃO o fazem! Algumas dessas necessidades que surgem logo de inicio e nunca são colmatadas, como é este caso, onde milhares de pessoas, se forem cumpridoras, têm que perder 1h para fazer uns meros 2Km.

M Isabel G disse...

Senhor anónimo,

Não culpe o mensageiro. Queixe-se ás autoridades.
e desejo-lhe, sinceramente, boa sorte!
Espero que consiga resolver o seu problema, comum a todos.

repito: eu continuarei a mesma "lorpa". Está na minha natureza. Não consigo passar á frente dos outros.

Uma sugestão: o eixo Norte-sul pertence às Estradas de Portugal. Força!

M Isabel G disse...

caro leitor Miek:

O que me está a dizer é que aquilo está mal amanhado e quando foi construída não teve em consideração quem queria cortar à direita.
Eu não sou técnica mas parece-me que isso se resolvia om sinalética apropriada na via da direita....
.
Obrigada pelo seu contraditório. :)
Não resolvemos nada mas fazemos aquilo que é de borla: queixamo-nos se bem que ninguém nos ouve.
Cá para mim, deve ser tudo feito a olhómetro :)

Anónimo disse...

A questão não é continuar ou não a ser "a mesma lorpa", porque no caso não se está a "lorpar" ninguém.

Quem faz uso – ilegal claro – da berma em questão, não é para passar a frente daqueles que estão no pára-arranca – como alias ficou dada a ideia na TV, nomeadamente com a expressão "chico espertos" –, simplesmente a construção da via não teve em consideração quem não quer ir para a margem sul, quem não quer ir para a ponte 25 de Abril, e quem quer sair em direcção a Av. Ceuta! Faz algum sentido entrar no eixo norte-sul (direcção sul) via radial de Benfica e ficar 30 a 60min a espera num pára arranca idiota para sair na próxima à direita? A uns meros 2Km, se tanto? Claro que não, vai-se pela berma, não é legal, não é bonito, e há sempre quem se lembre que podia estar a querer passar uma ambulância, os bombeiros, ou um caracol, mas neste pais onde ninguém faz nada, temos que nos adaptar a situação e não ficar a olhar para o boneco enquanto o tempo, ou horas, vão passando, assim como a paciência.

Em qualquer pais civilizado as pessoas não seguiriam pela berma, mas apenas e só porque em qualquer pais normal já se tinha analisado a situação a partir do principio básico da causa-efeito, onde e causa – o transito – fazia um mero lisboeta desesperar para andar 2Km no eixo norte sul que podiam demorar 60min – portanto o efeito. Em qualquer pais, das duas uma, ou já se tinha suprimido a berma naquelas centenas de metros para fazer uma via de saída obrigatória a direita, ou então simplesmente aumentava-se o numero de vias, o que como é obvio sai mais caro e dá uma trabalheira, embora a empreitada também dê sempre um dinheirinho ao tio, ou a primo…
O problema é que em Portugal é tudo muito complexo, e das duas opções conseguimos escolher a terceira, que é ficar tudo na mesma.

Julio Amorim disse...

Uii, uii se tentarem seguir pela berma em outros países ONDE, as filas de automóveis também são comuns em horas de ponta. As estradas mal planeadas..BERMA, as ruas estreitas..PASSEIO. Deixem-se de conversa fiada e que os outros é que planearam mal. Noutros países ninguém segue pela berma ou estaciona nos passeios. Não gosta de congestionamentos, procura outro transporte ou vai a outra hora. Não tem parqueamento, procura noutro local ou não adquire automóvel. É assim que a maioria dos habitantes deste continente vivem o seu dia a dia, sem transgredirem a lei e, sem a eterna queixa (desculpa) que os culpados são os outros. Circular na berma "uns meros 2 km". Li mesmo bem ??????

Anónimo disse...

O pequeno troço onde a situação ocorre é de 1Km, mas se fossem 2Km, seria.

Quanto aos passeios nem sei porque são chamados para a conversa, julgo estarmos a falar de bermas, e bermas são bermas, passeios são passeios, embora para mim seja sempre curioso ver ditos como “Noutros países ninguém segue pela berma ou estaciona nos passeios”, não sei que outros países são esses, se a China ou a Coreia do Norte, porque por mero acaso muitas das situações mais caricatas de automóveis vs passeios que tive a oportunidade de assistir nem foram em Portugal mas sim em outras cidades europeias, certamente pura coincidência.

Está bom senhor Júlio, a culpa é de todos os que em desespero de causa vão pela berma, essa canalha culpada do transito, esses eternos delinquentes sem respeito pelas regras publicas, eles que fossem de transportes ou escolhessem outra hora! Respeitem é a regra de estar 60 minutos numa fila que nem sequer tem o mesmo destino, respeitem a norma que obriga a que todos percamos precioso tempo e paciência apenas porque a via em questão está de facto mal pensava visto que neste pais se faz tudo a olho, e depois do olhometro ainda há quem não critique o que está mal feito, mas aqueles que sofreriam as consequências se não arranjassem uma solução, que sejamos sinceros, não incomoda absolutamente ninguém, apenas aqueles de paciência já esgotada de ir para a margem sul todos os dias a verem os outros passarem-lhes ao lado.
Acredite que a culpa não é dos outros, mas sim daqueles que têm atitudes amorfas perante os problemas, e que em vez de concentrarem as suas forças a criticar quem compete solucionar, preferem quedar-se a apontar o dedo ao fácil.

Anónimo disse...

....tente as suas teorias nos países da Europa um bocadinho mais ao norte!

JA

Anónimo disse...

Pontos de vista diferentes, nada mais acrescentarei.

M Isabel G disse...

O mérito dos blogs é podermos fazer exactamente isso: apresentar diferentes pontos de vista :)
Tenho sempre a esperança que alguem que tenha algum poder os possa ler e ver o que está errado e tomar em conta os vários lados da questão.
Obrigada a todos pelos comentários:)

Anónimo disse...

Concordo com o Miek e o Anónimo, não é legitimo exigir a quem quer virar à direita que se submeta a horas de transito....quando vou para a ponte eu própria facilito a passagem a quem segue pela direita. A solidariedade tb é um acto civico!!

Anónimo disse...

M Isabel G: deixe-me só fazer uma pequena correcção, se me é permitido: é " pelotão" e não plutão. Se bem que às vezes parece mesmo que estamos num outro planeta que não a Terra!

M Isabel G disse...

a ideia foi essa:
plutão, o ultimo planeta do sistema solar

Anónimo disse...

Quem está mal que se mude... por isso é que eu, vou me mudar para a Irlanda. Farto de ficar nas filas de tramsito e ver os "engraçadinhos" passarem sem nenhum respeito. Falo concretamente na entrada de Pina Manique da CREL. Sempre foi, e sempre será uma vergonha. Os otarios na fila, e os "engraçadinhos" tem a grande lata de passar a frente daquela gente toda. É de deixar uma pessoa enervada. Este país é uma vergonha... e o pior é ver que a policia ainda pactua com situaçoes destas.

M Isabel G disse...

M Sousa

Afinal não sou só eu que me enervo e acho aquilo tudo uma trambiqueirice. Deve ser a especialidade nacional