28/12/2008

«NATAL É QUANDO OS PATROCÍNIOS QUISEREM»


Alguém consegue ver onde está a estátua equestre do rei D. José I? Graças à TMN & CML, a estátua passou a ser um objecto tímido e a mais na praça. Negou-se ao monumento a sua posição indiscutível na praça. Desde Novembro que está, literalmente, apagado da sua função de marco central do conjunto monumental da Praça do Comércio. Durante dois meses são as 24 mega bolas publicitárias da TMM que estão no centro daquele placo urbano. «O Natal é quando os patrocínios quiserem». E os monumentos? Os monumentos são monumentos 24 horas por dia e 365 dias por ano. Os cidadãos não podem aceitar interrupções na vida dos monumentos apenas porque a publicidade assim o deseja.

14 comentários:

R. Grazina disse...

Já desapareceram :D!

Filipe Melo Sousa disse...

Prefiro claramente a TMN ao D. Jose. O dinheiro da TMN é ganho livremente através de contratos de comunicação. Já o dinheiro da coroa do tempo do D.José foi colectado a ferro e fogo. O homem bem que pode cair no esquecimento, por mim...

Anónimo disse...

Sem dúvida que a plantação das bolas ficava melhor em frente à habitação do Sr.Filipe M. S. do que onde estão.
Até porque aí não levavam esta imagem como sendo a referência do coração de portugal, seja no turista que visita a cidade, seja na imagem que todos os Lisboetas, dos maiores aos mais pequenos, vão fazendo da sua cidade.
Há quem diga que tudo tem um preço.
Este preço é demasiado elevado, ao deixar fazer da IMAGEM DA CIDADE, a este nível, a referência para uma marca privada que visa exclusivamente o lucro.
Isto é efectivamente PROSTITUIÇÃO!
Não interessa se perdemos a dignidade, a imagem ou o brio - interessa só quanto capitalizamos e em quanto tempo: é PROSTITUIÇÃO (mesmo que o Sr. Filipe nos queira fazer querer que estas prostitutas, por serem muito finas, até deixam de o ser). Conhaque é conhaque; mas vender a imagem da referência do coração de portugal por este preço... só é bom para os que ganharam com isso...)!

Filipe Melo Sousa disse...

O Sr. Ferreira chega-se à frente com o dinheiro para os enfeites "não-comerciais"? Muito gostam estes artistas de dar ideias com dinheiro dos outros...

Anónimo disse...

a meu ver,o problema que aqui se discute é um saco roto....se deve,se nao deve....bom:DEVE!é do interesse de todos (Publico que corta esta despesa e privado que se publicita).Adiante...passamos á questao do gosto e aí é que está o verdadeiro problema.Vejamos o que se passa no resto das cidades europeias(onde este modelo de iluminacao paga por empresas existe ha varios anos).no caso de Londres,o unico que conheço,sei que existe uma comissao da propria camara municipal que trabalha em conjunto com as empresas onde se estudam as propostas e o que é ou não possível.em conjunto.para o bem de todos.ganha a cidade e os seus habitantes e a empresa e os seus patroes.todos felizes.já cá,o pensamento é mais pequenino,tao portugues.a competicao nao é feita onde devia ser.na opiniao dos clientes que veem as iluminacoes.sem publicidade tao scarrapachada,toda a gente sabe que a torre de londres foi decorada pela hsbc.tá linda.sem grandes logos e mto tradicional,como se quer.e ganha mais a empresa.no meu ponto d vista a tmn perde com esta publicidade.muito.faz-me triste c tamanha pequenes.vale tudo?á vista sim,nas ideias com que ficamos...nao! (sou mto mau a escrever,espero q tenham percebido).E VIVA LISBOA!!mm com tanta merda nao ha nada como ela.bom ano a todos

Lesma Morta disse...

Caro Filipe. Aquilo é de facto de muito mau gosto. Isso penso ser indiscutivel

Filipe Melo Sousa disse...

há aqui quem ache que o mau gosto, tal como os seus dogmas, não são discutíveis...

Anónimo disse...

também gostava de saber o parecer do igespar à reposição do cais das colunas...ou melhor...à meia reposiçáo.

Só lá está a parte central. a parte oeste está tapada por um aterro enorme e um novo pontão até à ribeira das naus, sendo que os muros para a praça do comércio estão cheios de grafitis e partidos e incompletos, parecendo que um carro se despenhou pelo meio.

a parte este desapareceu num aterro enorme que vai até à estação de barcos, sendo que o aterro está coberto de um lindo cimento. desapareceu todo o murete até ao torreão e a escadaria lateral está tapada com aterro.

isto é que é resposiçáo? o que é que o igespar disse? estamos a falar de um monumento nacional!

Anónimo disse...

Andam, por aqui, uns socretinos que nada percebem de património cultural, de espaço público em que tudo é possível desde que se faça a troco de vil metal. Sem dúvida que nesta óptica o "Zé" até faz falta. Já viram a Praça de São Marcos em Veneza com decorações deste tipo ou praça da Concorde em Paris ou a Times Square em Londres? Impensável. Porque razão em países com uma população onde predominam o bom-senso e o sentido cívico não acontecem vergonhas como esta?

Anónimo disse...

eu logo vi que a saida das bolas tmn se devia a tudo menos ao respeito pelos monumentos!

Anónimo disse...

aposto como a cml vai cair na mesma esparrela no natal de 2009

Filipe Melo Sousa disse...

Que hipocrisia pensar que o natal não é um acontecimento comercial. Se querem enfeites paguem vocês, que o contribuinte já paga tudo. E como sabem, dinheiro na camara não abunda.

Anónimo disse...

Há uma coisa que pode deixar o povo deveras aborrecido: é haver "boys" dispostos, contra todas as evidências e provas, a justificar o injustificável.
Talvez em breve os vejamos num lugar de relevo da hierarquia política nacional, pelo simples facto de terem andado na net a corroborar decisões de um qualquer "padrinho". Por exemplo: por ser vendido o Terreiro do Paço! Então isso não dava dinheiro à Câmara? Venda-se! Até porque as autarqias são exemplo de poupança! De não usarem indevidamente o dinheiro dos contribuintes! São exemplo de gestão criteriosa! Nunca se endividam para além de investimentos rentáveis que capitalizam o empréstimo e como tal o justificam! São um exemplo para os gestores privados, motivando o povo a seguir o sua metodologia! São um exemplo na poupança dos dinheiros aforrados pelo povo, com que pagam os impostos que constituem as suas receitas...
Tantos comentários perfeitamente descabidos, tal como anda a acontecer em inúmeras outra notícias publicadas na net, deixam entender o desnorte de quem, em vez de fazer bem, tem que ser protegido por comentadores que vão lá dizer BEM ALTO: "Este peid... cheira mesmo bem." O que, dito muitas vezes, passa a ser uma verdade...
Talvez estes senhores devessem ser mais construtivos, e ir dizer ao "padrinho" como se deve fazer publicidade urbana no sentido de valorizar os espaços, em vez de os prostituir. Aqui fica um exemplo de Barcelona, o velho programa "Barcelona põe-te bonita", em que a publicidade privada assume um nível de qualidade muito elevada na melhoria das edificações e dos espaços urbanos, valorizando ainda mais a cidade, em vez de "comer" a mais valia que é intrínseca aos principais espaços da cidade, como aqui aconteceu de forma explicitamente vantajosa para o privado, sem que a causa pública tivesse sido acautelada por quem tinha esse dever: A CÂMARA MUNICIPAL. E ainda mais: o povo tem o dever e a abrigação de exigir explicações, sob pena de ficar no ar a ideia que alguém se abarbatou com mais valias inerentes...
Se o Sr. Filipe M.S. não insistisse tanto na asneira, não me obrigava a dizer estas coisas, que... algumas pessoas não vão gostar de ler.
Um Bom Ano Novo.

Filipe Melo Sousa disse...

Não o obrigo a nada, amigo. Você expõe-se sozinho e só faz as figuras que quer, mas continue :)