20/12/2008

LISBOA É...

...lixo e mais lixo nas esquinas, cantos e recantos da capital. Não importa que bairro ou classe, o lixo é um denominador comum a todas as freguesias de Lisboa.

Travessa do Jasmim, na freguesia das Mercês, perto do Príncipe Real. Quem nos fez chegar a imagem informa que este arruamento é regularmente usado por alguns moradores como lixeira e WC canino. E como se vê, também lá estão os graffiti e um prédio abandonado. Concluíndo, é um retrato fiel e perfeito de uma rua de Lisboa.
O FCLX agradece a imagem e a denúncia.

16 comentários:

M Isabel G disse...

Pobre cidade com estes moradores...
É incrível. Esta gente, lá na minha terra, tem um nome.

Anónimo disse...

E viva o Costa

M Isabel G disse...

E a responsabilidade pessoal destes moradores, ??? Tenha paciência......

Anónimo disse...

que eu saiba, não foi o Costa que atirou para este canto todo este lixo! que eu saiba, as cidades devem ser limpas porque os municipes são limpos!

Julio Amorim disse...

Pois, pois.....pobre CML. Há "lisboetas" que ainda hoje atiram o saco do lixo para o logradouro do próprio prédio. Que fazer com gente desta ?

M Isabel G disse...

Julio A:
Umdia escrevo uma antologia de todos os insultos e situações caricatas em que me vi envolvida. Como aquela em que um sujeito quase me atropela no passeio e depois eu lhe ter batido no carro para o avisar , ainda me pergunta se o passeio é meu e sai do carro para me bater:)

M Isabel G disse...

E acrescento: perante o olhar de gozo do polícia ali ao lado!
Creio mesmo que a polícia é parte do problema. Não existem para nos resolver os problemas ou ajudar-nos nos embróglios.
Ao contrário dos ingleses.
O serviço público português no geral é quase todo assim: não está lá para nos resolver os problemas ou facilitar a vida a quem a ele recorre. Pelo contrário: ainda nos cria mais problemas.

Julio Amorim disse...

Não desanime Isabel! Enquanto houver gente que ofereça luta a este pessoal...a guerra nao está perdida!

TTC disse...

Olá a todos!

Tomei conhecimento do vosso blogue por intermédio de uma amiga e tenho de reconhecer que o achei mesmo extremamente interessante!

Voltarei cá com toda a certeza.

Anónimo disse...

O QUE PROPÕE ESTE BLOGUE PARA TORNAR A CIDADE MAIS LIMPA E CIVILIZADA ??

É que todos nós , colectivamente, sabemos tudo isto.O que a colectividade ainda não sabe é o porquê de tudo isto e como Fazer Bem. Aqui é que este blogue podia ter um papel didactico e POLÍTICO MUITO IMPORTANTE.

ENQUANTO A MÁQUINA DA CML NÃO FUNCIONAR A CIDADE NÃO FUNCIONA.

BOM NATAL PARA TODOS

M Isabel G disse...

Caro Leitor,

QUE PROPÕE ESTE BLOGUE PARA TORNAR A CIDADE MAIS LIMPA E CIVILIZADA ??

De facto,, não temos poder para fazer nada directamente, mas com blog podemos colectivamente denunciar situações, elogiar outras e, individualmente, podemos ter acções junto dos serviços competentes, como por eexemplo, enviar emails para a Caixa do Municipe, Policia Municipal, PSP, etc.

Bom Natal também paar si e para os seus

Lesma Morta disse...

Pois que a culpa não é integralmente do "Costa", como certo anónimo dizia mais acima, parece-me tranquilo. Porém é parte do problema já que de há muito que os serviços de recolha de lixo e higiene da CML estão a funcionar muitissimo mal, limitando-se à descarga dos contentores de lixo domestico quase em exclusivo. Claro que a outra metade do problema é mesmo o cidadão, que não se conforma com o facto de durante mais de 40 anos não ter podido fazer xixi para a parede do vizinho.

Anónimo disse...

a verdade é que um bairro que tolera, permite, o que a fotografia denuncia, é um bairro disfuncional. os nossos bairros são cada vez mais condominios e cada vez menos comunidades. há cada vez menos vizinhos e cada vez mais individuos anónimos que chegam e saiem de garagens e não de bairros. é isso que vejo nesta fotografia. falta de planeamneto estrtégico dá nestas patologias, GRAVES!

Anónimo disse...

Que raiva! até parece que as pessoas só são limpas se a polícia andar atrás delas a vigiar, a filmar, a registar todos os seus passos! Tanta porcaria! Que nojo! As pessoas já não vão sequer à janela?

Anónimo disse...

...acho que vou vomitar...

João Matos disse...

Quanto a mim, a questão do lixo nas ruas não tem a ver com questão bairro vs. condomínio. Os condomínios têm estruturas para escoar o lixo. Eu sou novo no meu bairro e ponho o lixo na rua a horas decentes e não coloco grandes volumes. Já os mais antigos do bairro, são os que põem o lixo à minha porta. Vejo-os muitas vezes a vir em pezinhos de lã a pôr o lixo no monte em frente ao meu prédio ou a vir pôr comida para o gatinho...

É uma questão de educação e de civismo que não existe.

A câmara deveria investir na educação relativamente ao lixo, inclusive com anúncios educativos na televisão. E depois ser implacável com multas, aceitando denuncias.

É assim que se faz em países do norte da Europa e funciona.