18/12/2008

Alta de Lisboa: Câmara decide período discussão pública de Plano Pormenor da Malha 14

A Câmara de Lisboa discute segunda-feira a abertura de um período de discussão pública da proposta de Plano de Pormenor para uma área do Alto do Lumiar que corrige a rede viária e altera equipamentos previstos.

De acordo com a proposta do vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, que será analisada na reunião extraordinária da autarquia, o período de discussão pública da proposta de Plano de Pormenor (PP) da Malha 14 do Plano de Urbanização do Alto do Lumiar (PUAL) deverá durar 22 dias úteis.

A área do Alto do Lumiar abrange o projecto da Alta de Lisboa, pensado para ser quase uma "pequena cidade", com cerca de 65.000 habitantes.

A proposta do PP da Malha 14 prevê a alteração do traçado viário da zona, modificando a relação do Bairro Padre Cruz com o restante tecido urbano, e alterações ao nível dos equipamentos previstos inicialmente no PUAL.

Estavam programados para a Malha 14 um parque infantil e uma extensão de centro de saúde, que não será concretizada tendo em conta "a revisão de orientações por parte da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo", lê-se no relatório da Sociedade Gestora da Alta de Lisboa (SGAL) a que a Lusa teve acesso.

Ao longo da Rua 3, que funcionará como a "coluna vertebral" para distribuição de tráfego, o plano prevê dois conjuntos habitacionais: um a nascente, com dois edifícios de 12 pisos (350 fogos), e outro a sul, com cinco edifícios-torre com um máximo de 14 pisos (235 fogos).

Para o estacionamento de acesso público está prevista a construção de um silo de quatro pisos em subsolo, com uma capacidade de 634 lugares.

À superfície estão previstos um total de 244 lugares de uso público.

No estacionamento privado foi tido em conta um valor médio de dois lugares por fogo.

O PP sugere igualmente a criação de uma Frente Urbana para o Parque Oeste (Parque do Vale Grande), uma área verde da autoria da arquitecta espanhola Isabel Aguirre ocupará 26 hectares e deverá estar concluído em Março de 2009.

O projecto da Alta de Lisboa foi idealizado para ter 65.000 habitantes, 500.000 metros quadrados de sector terciário com centros comerciais, escritórios, hotéis e centros de mercadorias.

Engloba ainda quatro estações de metro, três grandes parques com cerca de 70 hectares de zonas verdes, 20 recintos desportivos, 21 escolas, creches, centros culturais e de juventude, uma esquadra de polícia, quartéis de bombeiros e 25 quilómetros de rede viária.

In RTP.pt

Sem comentários: