27/11/2008

Lisboa/Contentores: Assembleia Metropolitana quer suspender Nova Alcântara

Lisboa, 27 Nov (Lusa) - A Assembleia Metropolitana de Lisboa instou o Governo e a Administração do Porto de Lisboa (APL) a suspenderem o projecto Nova Alcântara, pelo menos até se concretizar o estudo de avaliação ambiental estratégica das obras previstas.

Entre as obras enumeradas numa moção aprovada por maioria, com os votos contra do PS, a Assembleia Metropolitana refere-se à construção de nós ferroviários e alargamento da plataforma de depósito de contentores, bem como a um estudo que comprove a necessidade da sua ampliação face às alternativas existentes.

"Os terminais de contentores existentes nos portos de Portugal no final de 2006 tinham o dobro da capacidade necessária para satisfazer a procura do mercado", lê-se no documento apresentado pelo PSD, com alterações introduzidas pela CDU.

A Assembleia solicita ainda a presença da secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, do presidente da APL, Manuel Frasquilho, e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, numa reunião conjunta das comissões de Desenvolvimento Económico, Planeamento, Ordenamento do Território e Ambiente e Transportes e Mobilidade, "a realizar no mais curto espaço de tempo".

O texto hoje divulgado manifesta "acrescida preocupação" com o projecto Nova Alcântara, que inclui a ampliação do terminal de contentores.

"Esta preocupação consubstancia-se no facto de estarmos perante mais um projecto contrário à nossa vontade de transformar a zona ribeirinha de Lisboa num espaço onde se possa circular livremente e apreciar a sua magnífica paisagem", referem os signatários.

A moção refere que no âmbito da ampliação, reorganização e reapetrechamento do terminal de contentores de Alcântara será criada "uma muralha de cerca de 1,5 quilómetros, com 12 a 15 metros de altura entre a cidade de Lisboa e o Rio Tejo".

A Assembleia Metropolitana suporta-se na opinião do arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Teles, que alertou para o facto de a obra ainda não estar revisto o Plano Director Municipal em Lisboa.

In RTP.pt

1 comentário:

Anónimo disse...

Estou convencido que tudo isto é um abuso.
alguém está a aproveitar deste movimento e cidadania para avançar com a aprovação do Poceirão que pertence ao BES+ODERBRECHT+MOTAENGIL.
Desta forma o governo viabiliza a plataforma logistica da Trafaria á Motaengil e todos ficamos contentes.
Isto cheira mal que tresanda.
Vamos estar atentos e quem me avisa meu amigo é!