29/10/2008

Quem manieta quem?


Espectáculo lamentável o que decorreu há pouco na CML, e não me refiro ao que decorreu dentro da sala, previsível (a convocação, extra-agenda, do responsável da APL para 'explicar' o projecto para a frente rio, como resposta, de quem tem sido mudo e quedo ao tema, à evidente e genuína popularidade da petição lançada contra a ampliação dos contentores em Alcântara e pela revogação do decreto-lei que permite a prorrogação do prazo de exploração daquele terminal até às calenda, só poderia dar em nada), mas à manifestação ilegal (suponho que não havia autorização do Governo Civil) e ao enxovalho e às tentativas de agressão com que estivadores, arregimentados por alguém, 'brindaram' Miguel Sousa Tavares quando se preparava para entrar na sala onde ocorria a sessão pública, pela entrada da Rua do Arsenal (entrada oficial para o público, diga-se!), por apenas ser um cidadão com 'C'.

Estamos num país de bananas? Serão os Paços do Concelho uma 'reprise' do Bolhão ou da Matosinhos que enxovalhou Sousa Franco? Ninguém pediu identificação aos manifestantes? Como é isto possível? É isto o debate público? A democracia? Ninguém pede explicações a ninguém? Voltámos ao cerco da AR, mas com actores diferentes? Saberão os manifestantes o que está verdadeiramente em causa? Quem manietou quem? Seria isto possível em alguma outra capital da Europa Ocidental?

Que vergonha de país!

foto de 'On the Waterfront' (1954), de Elia Kazan

12 comentários:

Nuno disse...

Ó António Costa: "You could have been somebody, you could have been a contender!"

Anónimo disse...

já se tentou quase tudo...vamos mas é partir para o Sultanato!

Lesma Morta disse...

Esta CML faz lembrar em tudo, até pelo desgoverno a que nos está a habituar, o PREC no seu melhor, com laivos de Nero no papel de António Costa, a tocar lira enquanto Roma arde.

Anónimo disse...

coitadinho do MST...belo golpe teatral...

e se ele ficasse na sala para defender as suas ideias...?que conveniente sair a meio...

triste o país em que os julgamentos (de tudo) se fazem na praça pública...tudo treinadores de bancada.

Arq. Luís Marques da silva disse...

Triste país é aquele em que, ás legitimas diferenças de opinião, responde-se com insultos e ameaças.
Querem calar quem lhes faz frente escrevendo e tornando públicas os negócios feitos nos gabinetes.
Pois meus caros, não calam mesmo:
É que são geralmente estes os motivos que levam os cidadãos a deixarem a sua cómoda situação de espectadores passivos, para se tornarem numa força viva e actuante.
Cuidado meus senhores que, na época que atravessamos, brincar com o povo pode vir a ser uma caso muito sério...

Anónimo disse...

Caímos nas teias de outra ditadura.
Que tristeza ver uma autarquia contra a cidade e os cidadãos.

Anónimo disse...

É SEGURAMENTE O QUE MERECEMOS.

CADA POVO TEM OS CHEFES QUE MERECE E.......QUE ESCOLHEU

Anónimo disse...

Não, não temos o chefe que escolhemos, pois o chefe que escolhemos prometeu que a administração daquela zona ia passar para as mãos da CML, e a breve prazo.
Temos é chefes mentirosos.

Diogo Moura disse...

Só pode ser uma acção concertada. Isto é uma pouca vergonha, nunca vi a CML assim.
E o Porto de Lisboa sempre foi um cancro da cidade; nunca a deixou brilhar e disfrutar do rio como seria ideal.

Anónimo disse...

De boas intenções está o inferno cheio. Mas estavam distraidos (incluindo Sousa Tavares) no mandato Santana Lopes/Eduarda Napoleão? Quando com o total apoio do PS, estes tentaram fazer passar (á revelia do PDM) loteamentos para Alcantara, Boavista, Braço de Prata, etc, e se não fosse a CDU participar ao MInistério Público já estariam construidos? Não se trata de contentores mas de prédios para durarem muitos anos. Ao que consta estão de novo na calha para serem aprovados.
Atenção ás ocupações, incluindo os contentores. Mas estes retiram-se num dia, enquanto que os prédios são práticamente irreversíveis.Estejam mais atentos ainda se possível.

Anónimo disse...

Na questão do regime estamos de acordo. só que no tempo da outra ditadura a classe política era indiscutivelmente mais bem preparada que a actual. Não era Salazar que dizia que a plutocracia (o governo dos poderosos) era a flor do mal do pior captalismo? Pois é, os plutocratas, agora, servem-se de tudo, de forma descarada, para manterem os seus interesses utilizando, inclusivé, a manipulação de pessoas.

Anónimo disse...

Não vamos pôr a Democracia em causa porque incompetentes tiram partido dela...