27/10/2008

Petição «LISBOA É DAS PESSOAS. MAIS CONTENTORES NÃO!»


Caro(a) Amigo(a)


Na sequência do anúncio do Governo em querer alargar a concessão do terminal de contentores em Alcântara por mais 27 anos à Liscont e da vontade de triplicar a actual actividade portuária de 350.000 contentores/ano para 1milhão, e o que isso significará em termos de impacto visual e físico na frente ribeirinha, é lançada hoje, às 19h30, na 'Doca de Santo', em Alcântara, a petição «LISBOA É DAS PESSOAS. MAIS CONTENTORES NÃO! ».

Esta petição é uma iniciativa de um grupo de cidadãos liderados por Miguel Sousa Tavares, à qual o Fórum Cidadania Lx tem todo o orgulho em associar-se, por entender que o que está em causa é um grave atentado à cidade de Lisboa.

Por favor, subscreva e divulgue a petição «LISBOA É DAS PESSOAS. MAIS CONTENTORES NÃO! », em:

http://www.gopetition.com/online/22835.html

Com os melhores cumprimentos


Paulo Ferrero, Júlio Amorim e Virgílio Marques

4 comentários:

Anónimo disse...

Toda a gente tem direito a reclamar, pois têm esse direito, mas na base dessas reclamações tem que existir alguma razão/fundamento lógico para as mesmas.
Não me venham dizer que é de turismo que vive este país, pois quem pensa isso, vive iludido com algo que cada vez menos tem peso "nas contas" de Portugal.
É do conhecimento geral que Portugal, aos poucos, tem sido retirado dos roteiros turísticos, já que as noticias que chegam lá fora é de que este país não é seguro e como tal as pessoas não querem correr riscos.
Os ministros, comentadores politicos e críticos gostam de vir para a televisão afirmar que o país está mal, que as exportações estão baixas, que a economia não recupera e soluções ninguém é capaz de apresentar.. é como alguém dizia.. falam, falam, falam e não dizem nada.
Portugal é a porta de entrada estratégica para muita carga que circula por ai e parece que ninguém é capaz de ver isso.. ou será que veem, pois o governo estará a pensar em Sines...?
A riqueza de um país, (e podemos também juntar as pequenas e médias empresas)fundamentalmente, devia ser feita através de exportações e não explorar os contribuintes como tem sido feito até aqui pelo governo, para depois sabermos que o nosso dinheiro que tanto nos custa a ganhar está a ser usado em campanhas milionárias de publicidade que não levam a lado nenhum ou em auditorias que no fim sabemos que não se chegou a conclusão nenhuma.
Acho que, tanto a concessão, tanto o aumento do Terminal seja feito, em vez de pensarem em investir em casinos e projectos megalomanos que não nos levam a parte alguma.

Anónimo disse...

Pelo que vi de Baku no Azerbeijão, pensam dessa forma também.

Anónimo disse...

Boa Tarde
O Sr.Miguel Sousa Tavares vem agora defender que o governo esta a beneficiar a empresa Liscont que por sinal ou coincidência até tem como proprietária a empreas Mota-Engil que por sua vez é gerida pelo Sr.Jorge Coelho, que por maior competência que possa ter, foi até ha bem pouco tempo ministro deste nosso governo.
Poderão dizer que foi mais um JOB criado para um dos BOYS e muito sinceramente acredito que sim, ressalvando sempre que nao está em causa a competencia profissional do aludido Senhor.
O que realmente eu não compreendo é o porque de tanta indignação, quando eu pensava que este tipo de impunidade ja fosse algo enraizado nos costumes e nas abordagem jornalisticas destes ilustres comentadores.
Porque não levantaram este tipo de suspeitas quando foi adjudicado o terminal portuario em SETUBAL?
A data quem estava no "poleiro" não era o mesmo partido que nos desgoverna neste momento mas os beneficios para esta empresa não deixaram de ser dados, sendo possivel inclusivamente assinar um contrato de concessão a um domingo as 22.00h, com a presença de um notário no dia em que o ministro do mar estava de saida no dia seguinte ,dado que o governo de Santana Lopes caiu.Coincidências ou talvez não
Acho que não ha mais nada a dizer pois vivemos numa democracia onde a impunidade e o favorecimento imperam.
Se queremos ser imparciais devemos investigar e deixo aqui um repto a quem de direito que o faça para o bem de todos aqueles que ainda temos esperança neste pais.

Zeca disse...

Aqui está a normal atitude saloia de alguns - Tudo o que é menos bonito deve ir para o quintal dos outros.

Alguém do movimento já pensou se não fôr em Alcântara os contentores vão para outro lado? Querem chutar como normalmente para o quintal/lixeira da margem sul?
Que soluções melhores é que o movimento propõe?
Tem menor impacto ambiental?
É melhor andarem milhares de camiões pela área urbana de Lisboa do que o Sr. Miguel Sousa Tavares ter a sua vista da janela menos agradável?
Nestes tempos de crise é melhor fazer mega-investimentos na construção de uma nova travessia do Tejo para não estragar 2 kms do passeio matinal Sra. Vereadora Helena Roseta?

Eu acredito que devemos todos lutar pela melhor solução para todos e não andar a defender as supostas liberdades de alguns.

Tão mal vai o país com as cunhas da Mota-Engil como com a vanglória dos Alfacinhas teórico-ribeirinhos!