28/10/2008

O risco de andar distraído nos passeios de Lisboa



"O risco de andar distraído nos passeios de Lisboa
Público 28.10.2008, José Vítor Malheiros
"Tolerância Zero para o estacionamento em cima do passeio ou em segunda fila" foi uma promessa de António Costa
Não sei exactamente há quanto tempo, mas já foi há anos a primeira vez que um automobilista me buzinou, a mim, peão, para que eu me afastasse do lugar onde estava (de pé no passeio, na Praça do Areeiro, em Lisboa) porque ele, automobilista, queria estacionar o seu carro ali, onde eu estava parado, no passeio. Eu estava no caminho, a atrapalhar, e ele deu um toquezinho de buzina, só para me avisar que ele queria ir para ali, precisamente para aquele sítio onde eu, peão, estava, no passeio, a atrapalhar.
A partir daí, as coisas não pararam de... como dizer?... de "evoluir"?
Os carros foram invadindo os nossos passeios, em geral estreitos, em geral esburacados, já ocupados selvaticamente por sinais de trânsito, caixas da EDP, semáforos, postes de electricidade, candeeiros públicos, sinalizações diversas, caixotes de lixo, parquímetros, etc.
A esmagadora maioria dos nossos políticos nunca deu por isto - incluindo os presidentes das câmaras - porque há muitos anos que não anda a pé. Têm motoristas com ordens para não respeitar os limites de velocidade porque eles estão a tratar de coisas importantes que não podem esperar. Andar a pé é para os pobres e eles, graças a Deus, não são pobres. Ou já não são - graças a Deus. Fica bem dizer na televisão que vão "devolver os passeios aos peões" mas no fundo nem sequer percebem qual a necessidade, porque afinal os peões conseguem contornar os carros ou ir para a estrada se for preciso, não é? É verdade que os velhos têm menos mobilidade, mas mesmo esses até ficam mais bem servidos (os políticos dizem "melhor servidos" porque já não são pobres mas a educação nem sempre fica muito bem colada às meninges) se andarem na estrada pois toda a gente sabe que a calçada "portuguesa" se gasta e fica escorregadia.
Devíamos estabelecer, como parte obrigatória de todas as campanhas autárquicas, percursos que calcorreassem a cidade, a ser realizados por todos os candidatos, em três modalidades: a) a empurrar um carrinho de bebé, b) com dois sacos de compras e um guarda-chuva nas mãos e c) em cadeira de rodas. Não para os castigar, mas para que aprendessem. Trata-se de situações que muitos milhares de cidadãos experimentam todos os dias.
A "evolução" dos carros no passeio levou a que, há dias, um amigo meu tenha sido atropelado. Atropelado por uma camioneta quando estava... no passeio.
A camioneta estava estacionada no passeio (parece que era um sítio mesmo bom, à sombra e tudo), decidiu fazer uma manobra e zás, atropelou o meu amigo, que teve de receber tratamento no hospital.
Há vários pormenores picantes: um deles foi o comentário de um dos ocupantes do camião, que disse ao atropelado que a culpa tinha sido dele porque estava distraído no passeio (de facto, estava a tirar uma fotografia). O outro é o facto de a camioneta, de uma empresa privada, estar ao serviço da Câmara Municipal de Lisboa quando teve lugar o acidente. A mesma que é presidida pelo presidente que garantiu (9.ª das dez promessas de António Costa) que haveria "Tolerância Zero para o estacionamento em cima do passeio ou em segunda fila".
O estacionamento em cima do passeio é causa não apenas de um enorme incómodo mas de perigo. Quando se estaciona em cima do passeio (explico para benefício de presidentes de câmara), isso significa que se sobe para o passeio, que se desce do passeio e que, muitas vezes, se fazem manobras em cima do passeio (há desenhos que ilustram a versão on-line deste texto para mais fácil compreensão). E é, para além disso, um sinal de desrespeito dos outros e da lei. Quem estaciona no passeio acha que a lei pode ser ignorada, que a polícia pode ser gozada e que um presidente da câmara não sabe contar até nove. Sabe? Jornalista (jvm@publico.pt)" .




Resumo do Código do Passeio(*)
Art. 14:
É proibido a um automóvel estacionar a menos de dois milímetros de uma porta ou portão
Art. 37: É proibido ao peão que se desloca no passeio subir para cima de um automóvel estacionado a 2 milímetros de uma porta ou portão.
Art. 76: O peão ligeiro deve recolher os ombros ao cruzar-se com um pesado.


(*) “Sinais do Trânsito” – Manuel João Ramos, Lisboa: Assírio & Alvim, 2000.
Ilustração: Manuel João Ramos do mesmo livro

5 comentários:

Anónimo disse...

Moro numa zona onde há mais carros em cima dos passeios do que peões. Muitas vezes tenho de ir para a estrada para prosseguir caminho, ou atravessar em curvas com a visibilidade completamente tapada por um jeep ou carrinha mal estacionados... Nem imagino como seria se tivesse de empurrar um carrinho de bebé ou andar de cadeira de rodas!

E como este desrespeito me deixa particularmente perplexa, até porque a maior parte das vezes vejo lugares de estacionamento vazios, sem parquímetro (!), a poucos metros do passeio onde o condutor decidiu colocar a sua viatura, já tentei várias vezes ligar para a polícia e pedir-lhes que rebocassem ou multassem os carros dos infractores - note-se que muitos deles deixam os carros mal estacionados durante todo o fim de semana, o que dá mais que tempo para reagir!

Resultados:
- umas vezes perguntam se o veículo mal estacionado está a impedir a circulação de outros veículos. Quando respondo que estão (apenas) a impedir a circulação dos peões, dizem que não podem fazer nada.

- outras vezes, os polícias que me atendem o telefone não escondem a estranheza que o meu pedido lhes causa, e acabam por dizer, em tom de gozo, que já vão tratar do assunto - escusado será dizer que nada acontece.

- também já me aconteceu dizerem que não é da competência da esquadra e pedirem para ligar para o carro-patrulha. Nos dias em que estou particularmente paciente, ligo para o carro-patrulha, que me pede para ligar para o reboque. Do reboque dizem-me, invariavelmente, que só podem obedecer a ordens superiores, e que tem de ser a esquadra a determinar o local onde é necessário efectuar o reboque.

Custa-me encolher os ombros perante isto, mas há mais alguma coisa que eu possa fazer?

Anónimo disse...

E meto-o onde? No bolso?

Anónimo disse...

E meto-o onde? No bolso?

Boa ideia! Há, no entanto, outras hipóteses....

Anónimo disse...

Essas outras hipoteses que suspeito quais, deixo-as para si.

Anónimo disse...

Para mim? Impossível. Nem carro de linhas tenho....