13/10/2008

Julgamento sumário para detidos em flagrante a pintar graffitis no Bairro Alto

O plano de intervenção no Bairro Alto, que começou hoje com a limpeza de fachadas, inclui um protocolo com o Ministério Público e a PSP que cria condições para o julgamento sumário de detidos em flagrante a pintar "graffitis".

"Quem pinta as fachadas tem de perceber que o crime não compensa", afirmou o presidente da Câmara, António Costa (PS).

O plano de intervenção no Bairro Alto envolve também a abertura de uma "galeria de arte urbana" para pintura de "graffitis", o reforço de policiamento, um estudo para a instalação de videovigilância, reforço da iluminação e mudança de horários nocturnos dos estabelecimentos comerciais.

A autarquia assina na quinta-feira um protocolo com Ministério Público e a PSP e uma das medidas será "criar condições para quem é detido em flagrante delito a pintar as paredes possa ser de imediato submetido a julgamento sumário", que tem uma decisão mais célere que um processo normal, adiantou o autarca.

Outra possibilidade será o Ministério Público "aplicar uma medida de suspensão provisória do processo acompanhada de uma injunção de limpeza das paredes, cabendo à Câmara fornecer o material e o apoio técnico para essa operação de limpeza".

A limpeza de fachadas arrancou hoje na Rua do Norte e Travessa da Espera e vai ainda estender-se, nesta primeira fase, ao Largo Camões e Rua da Misericórdia, numa total de 3500 metros quadrados de fachadas de 98 prédios.

"Queremos que esta fase corra bem, para lançarmo-nos já no próximo ano com o alargamento desta operação a outras áreas", afirmou António Costa.

Depois desta, para manter as fachadas recuperadas, será assinado um contrato de manutenção de limpeza com uma empresa por seis meses.

Numa terceira fase, serão distribuídos aos moradores 100 "kits de manutenção", que incluem um rolo de pintura e extensão, um tabuleiro para tinta, óculos de protecção, luvas, uma embalagem de protecção e líquido removedor de tinta.

Para não "coarctar a expressão artística" que está patente em alguns "graffitis", será criada na subida do elevador da Gloria uma "galeria de arte urbana", onde serão colocados painéis de grandes dimensões.

Esta iniciativa, em parceira com privados, passará ainda pela de um concurso e uma exposição anual da "boa arte que venha aí a ser criada".

In rtp.pt

O julgamento sumario devia ser aplicado em toda a cidade e não só no Bairro Alto, e é mesmo preciso ter graffitis na calçada do elevador da Gloria? Não há nesta cidade nenhum sitio mais próprio do do que a envolvente de um monumento nacional?

9 comentários:

Anónimo disse...

estou de acordo e estou de acordo com o comentario. Deveria ser alargada a toda a cidade e deviam pagar os estragos causados.

Anónimo disse...

Sendo Portugal o país que é e Lisboa a sua capital, o Bairro Alto (e o resto) irão continuar como estão.

O resto é conversa.

Carlos Medina Ribeiro disse...

Mas alguém acredita, a sério, que isso vá suceder?!

Sabem quanta gente foi multada, em 2007, por ter tomado banho, nas praias, com bandeira vermelha (segundo a lei que entrou em vigor)?

Foram 17 pessoas - e nem sequer multadas, apenas notificadas.

Anónimo disse...

E as multas a quem falasse ao telemóvel a conduzir, que é feito delas?

Anónimo disse...

boa notícia, os stencilzinhos já cansam

Anónimo disse...

Já não era sem tempo. Os graffitis são uma forma de primitivismo grupal marginal, de vandalismo que é preciso por cobro urgentemente. Como tal, é de saudar esta medida e que se estenda rapidamente a outras zonas da cidade, nomeadamente aos bairros históricos. Talvez peque por ser tardia.

Isabel disse...

Pois julgamento sumário sim!
Condenados a limpar as fachadas de 10 ruas por cada traço que fizeram. Porque é que ainda temos de pagar a uma empresa para limpar as fachadas ou fazer dos moradores limpadores de fachada!
Quem estraga que limpe. Pelo menos 10 vezes mais do que sujou.
Haja moralidade!!!

Anónimo disse...

Com os novos horários durante alguns dias da semana, até às 02h00, os moradores poderão dormir das 03h às 07h - quatro horinhas e já é muito bom!
O A. Costa que nunca me apareça à frente!!!
E o kit de limpeza enfiem no...

M Isabel G disse...

Medina,
E multados por atirar lixo para fora das janelas dos carros? Quantos?