29/10/2008

Contentores: Sousa Tavares escoltado pela polícia

"Contentores: Sousa Tavares escoltado pela polícia
Escritor foi insultado por estivadores e abandona apresentação de projecto: «Não fui convidado para uma acção de propaganda da APL», disse

Miguel Sousa Tavares, uma das caras da petição «Lisboa é das pessoas, mais contentores não!», abandonou a apresentação do projecto, esta tarde, na Câmara de Lisboa, acompanhado por escolta policial. À chegada, o escritor foi insultado por algumas dezenas de estivadores que se concentraram junto à CML em defesa do projecto de ampliação do terminal de contentores de Alcântara.

Sousa Tavares acabou por abandonar a reunião, quando o presidente da Administração do Porto de Lisboa (APL), Manuel Frasquilho, iniciou uma apresentação do projecto que começava com um filme. «Não fui convidado para uma acção de propaganda da APL. Ainda se fossem mostrar o contrato que assinaram», disse Sousa Tavares aos jornalistas à saída da reunião, informa a Lusa.
O escritor e jornalista afirmou ter sido convidado para uma «discussão na Câmara» sobre o projecto em que a APL também estaria representada.
Sousa Tavares acabou por abandonar o edifício da autarquia sob escolta policial, por razões de segurança, como o próprio admitiu aos jornalistas. Questionado sobre se o protesto dos estivadores resultava de uma acção concertada, Sousa Tavares respondeu «com certeza».
«Estão a ser manipulados porque lhes deram uma informação falsa. Os postos de trabalho deles não estão ameaçados», afirmou, escusando-se a concretizar quem estará a manipular os trabalhadores.
Às 16:15 de hoje, a petição tinha 5 mil assinaturas."

4 comentários:

Anónimo disse...

Embora tendo assinado a petição contra a criação, na zona de Alcântara, de uma nova área para contentores, achei positiva a acção dos estivadores, eventualmente manipulados pela poderosa APL com a conivência dos poderes estabelecidos.Desta vez, a força dos lobies fez-se representar publicamente neste País quando, normalmente, actuam apenas nos bastidores, nos corredores do poder sem que nós nos apercebamos da sua influência nos centros de decisão deste regime.

Anónimo disse...

Nao lhe bateram... cambada de cobardes... se fosse no passado ... era ver o tipo ser atirado pelo ar ... ja nao ha estivadores do antigamente... tsk tsk tsk

Anónimo disse...

este post só revela desconhecimento.

a área total do porto mantém-se e cresce para o rio e não para a cidade.

as docas mantém-se.

a linha ferrea acaba e podemos chegar ao rio.

se forem espertos vao ler a lei e descobem que ha situações em que se pode fazer ajuste directo sem concurso, perfeitamente legais e que servem para todos.

os contentores todos empilhados nao sao mais altos que os edificios que la estão.

o custo da saída do porto de lisboa seriam catastroficas.

mandar tudo p sines, implica um custo brutal. querem pagar mercadoriAS MAIS CARAS?

este país é so treinadores de bancada....

Anónimo disse...

A Administração do Porto de Lisboa organizou uma exposição dedicada ao projecto NovAlcântara, que está patente ao público até ao próximo dia 24 de Novembro, na Gare Marítima de Alcântara. A iniciativa visa dar a conhecer alguns aspectos menos visíveis e debatidos do projecto de expansão do terminal de contentores de Alcântara, bem como o seu alcance e impacto. De acordo com a Administração do Porto de Lisboa, a exposição “inscreve-se numa lógica de responsabilidade social e de respeito e preocupação de cooperação activa com os nossos parceiros, com a comunidade portuária e com a sociedade civil”. Até dia 9 de Novembro, a exposição abre às 10h00 e encerra às 18h00. De 10 a 24 de Novembro, a abertura é às 14h00 e encerramento às 18h00.