28/10/2008

Comentário de uma leitora

Comentário de uma leitora ao post anterior:

"Teresa disse...
Moro numa zona onde há mais carros em cima dos passeios do que peões. Muitas vezes tenho de ir para a estrada para prosseguir caminho, ou atravessar em curvas com a visibilidade completamente tapada por um jeep ou carrinha mal estacionados... Nem imagino como seria se tivesse de empurrar um carrinho de bebé ou andar de cadeira de rodas!

E como este desrespeito me deixa particularmente perplexa, até porque a maior parte das vezes vejo lugares de estacionamento vazios, sem parquímetro (!), a poucos metros do passeio onde o condutor decidiu colocar a sua viatura, já tentei várias vezes ligar para a polícia e pedir-lhes que rebocassem ou multassem os carros dos infractores - note-se que muitos deles deixam os carros mal estacionados durante todo o fim de semana, o que dá mais que tempo para reagir!

Resultados:
- umas vezes perguntam se o veículo mal estacionado está a impedir a circulação de outros veículos. Quando respondo que estão (apenas) a impedir a circulação dos peões, dizem que não podem fazer nada.

- outras vezes, os polícias que me atendem o telefone não escondem a estranheza que o meu pedido lhes causa, e acabam por dizer, em tom de gozo, que já vão tratar do assunto - escusado será dizer que nada acontece.

- também já me aconteceu dizerem que não é da competência da esquadra e pedirem para ligar para o carro-patrulha. Nos dias em que estou particularmente paciente, ligo para o carro-patrulha, que me pede para ligar para o reboque. Do reboque dizem-me, invariavelmente, que só podem obedecer a ordens superiores, e que tem de ser a esquadra a determinar o local onde é necessário efectuar o reboque.

Custa-me encolher os ombros perante isto, mas há mais alguma coisa que eu possa fazer? "
Cara Teresa,
Como disse uma vez um amigo, faça o que fizer, irá ter maçadas, obstáculos, frustrações e uma hipótese relativamente pequena de sucesso.
Mas não há outra via para a tranquilidade interior que não a guerra com a iniquidade.
Isabel

4 comentários:

Vitor Duarte Teodoro disse...

Outra hipótese, um pouco selvagem mas menos selvagem do que o acto de impedir cegos, peões e carreiras de rodas...:
deixar um risco nos carros, com uma chave por exemplo...

Anónimo disse...

:)

Por enquanto tenho andado a colar post-its (dos grandes) nos carros dos infractores, com mensagens que eu espero que os envergonhem.

Vá, dada a consciência social destas criaturas, pode ser que só se sintam vergoha se não estiverem sozinhos quando chegarem ao carro...

Anónimo disse...

Seria uma boa demonstração de democracia, se os comandos das polícias informassem os cidadãos sobre os critérios que definem para os seus agentes para permitirem toda a espécie de transgressões em determinados lugares e terem uma actuação férrea em outros, por vezes próximos.
Suspeito, digo, tenho a certeza, que ninguém vai responder isto. Democraticamente claro.

Anónimo disse...

pois talvez o melhor a fazer seja enviar um email tanto a câmara municipal de Lisboa, como para a PSP a perguntar o que deve fazer quando se deparar co m as viaturas estacionadas em cima do passeio.

indicando as tentativas que ja fez de contacto com a esquadra da sua zona.

certamente que a resposta escrita será bem mais cuidada que qualquer resposta que lhe iriam dar por telefone.