17/10/2008

4ª F, mais um prédio travestido na Avenida:


Nos nºs. 138-142 da Avenida da Liberdade e 125-129 da Rua de São José não há nada salvo buracos e fachadas mais ou menos decrépitas. Na 4ª F estará a discussão um projecto de loteamento (emparcelamento) dos mesmos com vista a construção de um hotel com o desenho acima publicado. Contra o loteamento e a finalidade do mesmo, não tenho nada a opor, já em relação a mais um prédio travestido, tenho tudo. Não há meio de fazerem coisas diferentes. Aprenderam todos no mesmo banco de escola: alinhamento das cérceas pelo prédio mais alto; espelhamento das fachadas novas; manutenção de uma fachada antiga, esmagada e ridicularizada sob a magnitude da nova obra. Até quando?

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Paulo,
não tens nada contra estes emparcelamentos "à la gardére" mas devias ter, porque eles alteram completamente a escala da avenida: começa tudo com o tamanho das propriedades.

Anónimo disse...

Arquitectura de Lisboa passa pela ASAE?
A padronização, da sardinha, do bom aluno que passou a ter 10 (como Socrates o famoso), os predios em Lisboa vão acabar também por ser todos da mesma altura, e com um acrescento, tipo mais ou menos botox!
Lisboa liofilizada no seu melhor!

Arq. Luís Marques da silva disse...

Olá Paulo,
de facto aprendemos isso tudo no banco da escola, com alguns dos ditos "mestres" (outros havia que, na altura, ainda pugnavam por outras teorias menos desconstrutivistas), mas houve quem se libertasse das teorias da cartilha e melhor ainda, que se tenha libertado desses "mestres"...

Anónimo disse...

A Arqiutectura era e é uma grande paixão, mas logo no primeiro ano fui ostracizado porque apresentei um projecto com fachadas do Sec. XIX, iguais ás do resto do bairro - cometi uma heresia arquitectonica.
Isso e o constatar das mentalidades que dominam no ensino fez-me sair e mudar para Planeamento Urbano.
A ideia da maioria do resto da sociedade sobre os Arquitectos é de uma especie de Prof.´s Pardais fechados nos seus gabinetes a inventarem cada dia novas poções, para depois virem exprimenta-las onde quer que seja!
A Arq. está a afastar-se cada vez mais das pessoas.