26/09/2008

Resolução do Conselho de Ministros que suspende parcialmente o PDM, por 5 anos p/ implementação do proj. Fund.Champalimaud / Docapesca

Aprovado ontem no C.Ministros, há de ser publicado:

«6. Resolução do Conselho de Ministros que suspende parcialmente o Plano Director Municipal de Lisboa, pelo prazo de cinco anos para a implementação do projecto do Centro de Investigação da Fundação Champalimaud
Esta Resolução vem suspender parcialmente o Plano Director Municipal de Lisboa, pelo prazo de cinco anos, com vista à implementação do novo projecto do Centro de Investigação da Fundação Champalimaud.
O «Centro de Investigação da Fundação Champaulimaud» constituirá, na intenção manifestada pela Fundação Champaulimaud, um local de investigação científica multidisciplinar transnacional e de referência no campo da biomedicina.
Nessa medida, garantirá as condições para que investigadores e académicos nacionais e estrangeiros desenvolvam projectos de excelência com aplicação clínica (prevenção, diagnóstico e tratamento), nas áreas das neurociências e da oncologia. O Centro disporá, igualmente, das mais modernas tecnologias para investigação biomédica, bem como das infraestruturas necessárias a programas de mestrado e de doutoramento no campo da biomedicina.
É um projecto de significativo interesse para o País, que suscita já, neste momento, atenção na comunidade científica internacional. A sua localização em Lisboa contribuirá para valorizar a cidade, quer pela qualidade do edifício projectado, quer pela presença de um centro de excelência científica relevante para a agenda internacional da ciência. O desenvolvimento do projecto em causa permitirá a criação de cerca de 700 postos de trabalho, principalmente de cientistas e pessoal altamente qualificado.
»

Independemente do projecto, que é bonito, e dos objectivos, que são bons, há 3 comentários que nunca deixarei de fazer:

1. Suspender-se o PDM a pedido é um péssimo princípio, pelo que neste caso se aplica a velha máxima atribuída (mal) a Maquiavel.

2. Mais uma vez se transmite a ideia, generalizada, como se sabe, de que quem é grande tem um tratamento e quem é pequeno tem outro, pelo que se desperdiça aqui uma oportunidade para se dar um bom exemplo de que assim não é.

3. Não tenho memória de qualquer outro projecto, de promotor privado ou público, que tenha andado de forma tão célere a nível processual quanto este. É caso para dizer que o TGV já chegou a quem de direito.

3 comentários:

Anónimo disse...

é sem duvida um bom projecto e Lisboa precisa de grandes centros científicos como este =)

Anónimo disse...

Depis vão ter de fazer a ciclovia para aquele lado passando por dentro da Fundação, eh eh

Anónimo disse...

Suspender o PDM é um grave precedente, apesar de já se ter feito alterações para equipamentos importantes, até mesmo para a expo.
Lamentavel que se faça nesta condições.

Quanto ao projecto, saído directamente dos primordios do betão armado, não tem novidade.