17/09/2008

Mário Soares pede à Câmara de Lisboa que não ceda aos "amigos do betão"

In Público (17/9/2008)

«O ex-presidente da República Mário Soares pediu ontem à Câmara Municipal de Lisboa que não ceda aos "amigos do betão" e que defenda o património e os espaços históricos afectos ao Museu da Ciência e Jardim Botânico, no centro de Lisboa.
"Esta área, de seis hectares no centro de Lisboa, que era o Colégio dos Nobres, desperta hoje grandes apetites aos especuladores amigos do betão. É preciso, pois, defender este património e chamar a atenção das autoridades camarárias para o que seria a sua mutilação", afirmou Mário Soares.
O ex-chefe do Estado falava na abertura do XXVII Symposium of the Scientific Instrument Comission, que decorre no Museu da Ciência, em Lisboa, até ao próximo dia 21.
Numa breve intervenção de "boas-vindas" aos cientistas reunidos no Anfiteatro de Química, recuperado e recriando o ambiente original do século XIX, Soares lamentou o estado "um pouco descuidado" do Jardim Botânico, junto ao museu.
Apesar de ser um "homem de letras", Mário Soares disse reconhecer o "valor inestimável do estudo dos instrumentos" [usados quer na química, quer na física e outras áreas da ciência] para os que "estudam e criam ciência", que considerou "o motor para o conhecimento do mundo de hoje". Na abertura do simpósio, o presidente da Scientific Instrument Comission, Paolo Brenni, enalteceu a "herança científica portuguesa" como uma "das mais extraordinárias do mundo". Lusa
Mário Soares lembrou que os "amigos do betão" são especuladores imobiliários e não defendem o património»


Nem mais!

2 comentários:

Anónimo disse...

Bem pelos vistos reconhece que os amigos socialistas tem amigos de betão...mas não é só em Lisboa.

Arq. Luís Marques da silva disse...

...Começam a ouvir-se vozes sonantes em defesa do património:
Bom sinal?
Entretanto a nossa "Ordem" parece que precisa de uma vassourada ao geito da dos advogados; um bastonário (presidente no nosso caso), que rompa com os interesses instituidos e com os grupos de pressão, "os amigos do betão, a favor da especulação e da completa descaracterização"!!!