28/09/2008

Igreja de São Vicente de Fora encerrada por falta de condições de segurança

in Publico, 28.09.2008, Ana Mendes Henriques

A Igreja de São Vicente de Fora, um dos monumentos nacionais de Lisboa, está fechada ao público desde o início de Agosto por falta de condições de segurança.

No chão da igreja foram recolhidos destroços com mais de um quilo, resultantes do desprendimento de blocos de estuque, argamassa e fragmentos de tijoleira de uma altura de cerca de 20 metros, segundo informação da Direcção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo. O impacto de uma das derrocadas foi tal que um dos blocos, ao cair, partiu um banco e furou o chão de madeira do altar. Segundo aquele organismo, as quedas de estuque ocorreram a 26 e 30 de Julho, verificando-se outra na primeira semana de Setembro. O material desprendido espalhou-se pelo Altar Mor e Coro Baixo. "Os danos verificaram-se em quadros brancos, no pavimento de madeira e na aparelhagem de som. Além disso, foi-nos comunicado um ferimento numa colaboradora da Igreja", afirma a Direcção Regional de Cultura, que diz ter solicitado formalmente, a 31 de Julho, o encerramento do templo, cedido à Igreja para o culto.

A igreja apresenta várias infiltrações, devido ao estado em que se encontra a cobertura, o que originou as derrocadas. Não é possível prever quando poderão ocorrer novas derrocadas, pelo que a utilização do espaço representa "riscos para pessoas e bens". Não há previsão de reabertura, mas a Direcção de Cultura apresentou, a 13 de Agosto, uma proposta de intervenção que aguarda apreciação por parte do Patriarcado. A metodologia de intervenção proposta prevê "medidas imediatas" de acautelamento de segurança para efeitos funcionais, estudos e projectos para reabilitação estrutural, projecto de conservação e obras, tanto no interior como no exterior. "A Igreja só poderá ser reaberta após acauteladas as condições de segurança", diz a direcção regional.

O templo centenário, dedicado ao padroeiro de Lisboa, era utilizado para cerimónias em que chegavam a participar mais de mil pessoas, sendo também muito procurado pelos turistas e escolas de todo o país para visitas de estudo. A igreja, cuja construção começou em 1582, foi edificada no local onde D. Afonso Henriques tinha mandado construir um primeiro templo também em honra de São Vicente.

4 comentários:

Lesma Morta disse...

E é um Monumento Nacional fará se nao fosse. Isto tá bonito.

Arq. Luís Marques da silva disse...

Pior que tudo é isto acontecer enquanto se vão gastar dinheiros públicos na construção do museu dos coches... Isto não é um país de côxos mas sim de cegos, onde quem tem olho é rei!

Anónimo disse...

Esperemos que agora não seja o erário público a pagar, quando a Igreja Católica tem um orçamento igual ao do estado Português. Só os lucros de Fátima canalizados para o Vaticano são milhões.

HOMOSAPIENS disse...

Eu um dia vi um turista a levar com uma merda de morcego em cima da cabeça dentro da igreja de SAO VICENTE imaginem a situaçao, o turista estava stupefacto.
Enquanto o dinheiro que FATIMA canaliza para o VATICANO, devia ficar por terras LUSITANAS.
Ja chega de dinheiro para aquele PAPAO estar com sendalias da PRADA, roupa de seda, e outras joias em ouro, enquanto a crianças que morrem a fome um pouco por todo o mundo. VERGONHA para esse lampiao.