17/09/2008

Fundação Champalimaud tem de superar ilegalidades

In Público (17/9/2008)
Ana Henriques

«A implantação da sede da Fundação Champalimaud na zona de Pedrouços é hoje discutida pelos vereadores na reunião da Câmara de Lisboa, mas não será submetida a votos, uma vez que o aparecimento no local de três novos edifícios, o mais al-
to deles com quatro pisos, e um auditório ao ar livre levanta alguns problemas de natureza legal.
Em causa está o facto de se tratar de um equipamento não portuário - com escritórios e laboratórios de
Plano Director Municipal classifica ainda como de uso portuário. O mesmo regulamento determina que, em Lisboa, "os novos edifícios na frente ribeirinha não podem constituir frentes contínuas de dimensão superior a 50 metros". E o projecto em causa, da autoria do arquitecto Charles Correa, não cumpre esta disposição. O vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, pensa que nenhum destes problemas constituirá um entrave inultrapassável, uma vez que "há um consenso alargado sobre a fundação ficar sediada em Lisboa e sobre a qualidade do projecto de arquitectura. »

3 comentários:

Anónimo disse...

expero mesmo que seja aceite! é um projecto muito bonito, óptimo para requalificar a zona e uma mais valia para a cidade de Lisboa

Anónimo disse...

há um video no youtube sobre este excelente projecto...http://www.youtube.com/watch?v=Swm4vc7i4U8

Anónimo disse...

A Fundação Champalimaud, pretendia que fosse instalada em Portugal, e apesar do seu criador ter poucos motivos para ser patriotico, sempre teve a intenção de promover e apoiar a pesquisa e cientistas portugueses.
A lamentar o facto da inexistencia de concurso para o projecto.
A contratação de um famoso arquitecto não justifica não cumprir os regulamentos e o provincianismo e ignorância do responsável justifica a decisão com "ficar sediada em Lisboa", este tipo de chantagem é inacreditavel por parte de qualquer instituição.
Infelizmente existe 2 pesos e 2 medidas na apreciação e "repressão" que o senhor vereador usa junto dos seus colegas de profissão.