17/09/2008

Entrega de petição 'Salvem o Largo do Rato' na AR, amanhã às 15h30

Caro(a) Amigo(a)


Vimos por este meio informá-lo(a) que iremos entregar amanhã, 5ªF, pelas 15H30, ao Sr. Chefe de Gabinete do Presidente da Assembleia da República, em audiência por nós solicitada oportunamente, a petição 'Salvem o Largo do Rato'.

Mais informamos que, sendo o cerne desta petição o projecto de construção que designámos por 'mono do Rato', cujos últimos desenvolvimentos são do domínio público, achamos que o que está em causa vai muito além do Largo do Rato e que, portanto, a Assembleia da República pode e deve aproveitar o momento para actuar em conformidade com o que é apanágio das sociedades evoluídas, i.e:

- Melhorar a legislação portuguesa de modo a que seja efectivamente garantida a protecção e preservação da traça arquitectónica, e o equilíbrio urbanístico das zonas consolidadas das cidades portuguesas, começando pela sua capital, Lisboa;

- Introduzir na legislação nacional a figura de 'crime urbanístico' de modo a que se possam evitar os desmandos que o país tem vindo a assistir nas últimas décadas.

Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos



Luís Marques da Silva, Jorge Santos Silva e Paulo Ferrero

2 comentários:

Anónimo disse...

LOBO VILLA 17-9-08
Caros concidadãos da Cidadania Lxa,dizia com razão Mestre Almada:"quando eu nasci já estavam publicadas todas as leis para salvarem o mundo..."
Quando me falam em fazer mais "leis" para salvar a Arquitectura ou o Urbanismo,lembro-me do Mestre e de toda a legislação existente(tanta!nacional e europeia !!!)sobre Edifícios Históricos,Protecção do Património(...!)que, a vossa iniciativa,sobretudo a do "crime urbanístico", me deixa estupefacto.
Dou um exemplo da estupefacção:O edifício da CML,da 1º de Dezembro,que anda neste blogg,foi construído em cima da Muralha Fernandina,já então classificada.(A CML sabia-o, foi um "crime perfeito" ,mas abafou a questão...)E tb neste blogg temos um arquitecto ,Manuel Salgado,vereador do urbanismo da CML,que diz não ser "tutor da estética",demitindo-se totalmente da defesa dos VALORES do urbanismo da cidade,ou seja,um "crime urbanístico" será para ele uma fantasia "reaccionária",ele que se julga de uma socratina "esquerda moderna"...
No RGEU de 1951 esta situação já estava condenada,mas,classificar como "crime" a principal activiidade económica portuguesa-a especulação urbanística-parece-me uma utopia.
Porém, o conceito em si,apoio-o.
Nesse sentido,poderia recuperar-se a idéia de criação uma "junta" ou "comissão" de Estética Citadina,que já existiu, visto que o vereador se demite dessas funções...

Lesma Morta disse...

Concordo plenamente