16/09/2008

Câmara lisboeta compromete-se a melhorar o ar

Câmara lisboeta compromete-se a melhorar o ar-PUBLICO-16.09.2008

A autarquia lisboeta pretende dar um novo ar à cidade através do programa da Semana Europeia da Mobilidade, inicativa promovida pela Comissão Europeia. Nesse sentido, a câmara municipal anunciou ontem que cada um dos dias será dedicado a temas ambientais e à mobilidade dos seus munícipes, como sejam a qualidade do ar, estacionamento em zonas residenciais, prevenção e segurança rodoviárias, transportes públicos ou a eficiência energética e a cidade. O Dia Europeu sem Carros culminará a iniciativa, em que algumas ruas estarão encerradas ao trânsito automóvel.
O vice-presidente da autarquia, Marcos Perestrello, voltou a referir o projecto da pista ciclável ribeirinha, tal como a rede de bicicletas de uso partilhado. Já hoje, a câmara e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo firmarão um protocolo segundo o qual a autarquia compromete-se a assumir um compromisso para a melhoria da qualidade do ar na cidade. Serão apresentadas bolsas para residentes a aplicar em zonas residenciais de modo a incentivar à utilização de transportes públicos.
Fazem também parte destas medidas seis novos corredores bus que farão com que Lisboa fique com mais de "80 km de corredores para transportes públicos", adiantou Marcos Perestrello. Passará a existir uma monotorização de semáforos para peões, "numa lógica de inversão da relação de primazia do automóvel". No mesmo âmbito, serão alvo de manutenção 12 mil passadeiras para peões. A.N.

2 comentários:

Anónimo disse...

Grande pobreza de inciativas, que ainda por cima não serão evidentemente para concretizar.

Ou já se esqueceram das promessas do Costa sobre as passadeiras e tudo o mais?

Anónimo disse...

Devagar se vai ao longe...(mas muuuuito devagar)