27/07/2008

Soluções doutras paragens….



Depois de quase 20 anos de batalhas nestas paredes, entre algumas gerações de "grafiteiros" e, o Município de Göteborg, este último, que durante todo esse tempo removeu os graffitis e, pintou as paredes mensalmente, abdicou finalmente de soluções "fáceis" e, passou a rasteira final aos meninos vândalos. Com a plantação de trepadeiras.....os pequeninos vão ter que procurar outros locais para o seu passatempo. Os milhares de coroas que se gastaram aqui durante estas duas décadas......e que teriam feito tanto jeito em coisas bem mais necessárias.

4 comentários:

Anónimo disse...

Não é necessário ir tão longe. No acesso à Praça Paiva Coceiro para quem vem das Olaias, e paralela a Rua do Sol a Chelas, foi realizado um muro do mesmo tipo, virgem (até agora) de grafitti, com uma serie de arames verticais e com hera. Infelizmente o sistema de rega não é famoso mas brevemente estará o muro coberto de vergetal.

Nuno disse...

Este tipo de solução para empenas e áreas degradadas (e não só) é ideal e implica um pequeno investimento. Em Milão deparei-me com esta solução e perguntando disseram-me que o condominio fez uma colecta e recolheu um patrocinio para erguer o andaime de suporte, o tanque de recolha de água da chuva numa caleira e um sistema mt básico de rega gota a gota abastecido por um pequeno painel fotovoltaico.

http://www.ecologiae.com/il-muro-verde-a-milano-un-giardino-verticale-ad-energia-solare/

Esta solução pode ultrapassar o factor estético se levar espécies produtivas como o maracujá, framboesas (e afins)e feijões ou perenes aromáticas como o jasmim ou madressilva (etc.).
Se alguem (instituições incluidas) estiver interessado em experimentar e tiver um local disponivel contacte-me e faço os preparativos necessários pro bono.
Espero n estar a violar as regras do blog (parabéns já agora)mas trata-se de uma experiência (para beneficio de todos) e não de um anúncio.

Cumprimentos!

M Isabel G disse...

Acho isto uma excelente ideia.

Assim como a sugestão do NUNO (??) :
"Esta solução pode ultrapassar o factor estético se levar espécies produtivas como o maracujá, framboesas (e afins)e feijões ou perenes aromáticas como o jasmim ou madressilva (etc.)."

Em TElheiras, no jardim junto ao Metro, aquilo está uma vergonha com grafitis.
O dinheiro que se gasta a limpar aquela porcaria dava para tratar de outras necessidades importantes.

Nuno disse...

(Peço desculpa, o meu perfil já se encontra disponível.)

Esta solução começa a ser corrente em muitos locais uma vez que a vegetação é um excelente dissuasor
de vandalismo para além de introduzirem a essencial vegetação e servirem potencialmente como uma pequena protecção adicional aos edificios.

Todos os casos que conheço em várias cidades europeias aconteceram sobretudo por patrocínio de empresas ou organizações de cidadãos.
Está nas mãos dos interessados intervirem, tratando-se de uma acção muito simples e que pode requerer muito pouca manutenção.