30/07/2008

Câmara de Lisboa afinal já quer comboios a circular até à estação de Santa Apolónia

In Público (30/7/2008)
Catarina Prelhaz

«Vereador do Urbanismo contradiz António Costa e garante que a ideia da autarquia é manter a gare ferroviária no activo. Terminal de cruzeiros poderá ocupar apenas os pisos superiores

A Câmara de Lisboa quer continuar a ter comboios em Santa Apolónia. O vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, deu o dito do presidente por não dito e garantiu ontem que a desactivação da estação "não está nem pouco mais ou menos" nos planos da autarquia. O autarca apenas admite que "algumas linhas" passem a terminar na Gare do Oriente, conforme o que vier a ser determinado pela CP e pela Rede Ferroviária de Alta Velocidade (Rave), empresa responsávelpelo TGV.

Quando em Abril foi lançado o projecto de ampliação da estação do Oriente, o presidente da câmara, António Costa, defendeu que deveria ser equacionada a desactivação de Santa Apolónia para ser eventualmente transformada num terminal de cruzeiros. O anúncio gerou mal-estar nas empresas do sector ferroviário, CP e Refer, e deixou descontentes os utentes e comerciantes da zona, que não querem abdicar da ligação ali existente com o centro da cidade.
Ainda assim, a Câmara de Lisboa não descarta a possibilidade de se vir a adaptar os pisos superiores de Santa Apolónia ao terminal de cruzeiros que deverá surgir no local, adiantou Manuel Salgado durante um debate sobre o futuro da frente ribeirinha, promovido pelo Turismo de Lisboa.
Completamente de parte está a ideia de construir um centro comercial e uma área para actividades empresarias junto ao Jardim do Tabaco. "Decidimos reduzir o projecto do terminal [de cruzeiros] aos apoios mínimos", assegurou o vereador do Urbanismo, acrescentando que a autarquia está ainda a estudar a solução final juntamente com a Secretaria de Estado dos Transportes.
Um ano, 30 hotéis
E como vai a autarquia potenciar a oferta turística nas zonas históricas? Manuel Salgado não hesitou na resposta a um dos cerca de 120 participantes no debate ontem realizado no Lisboa Welcome Center, junto ao Terreiro do Paço. "Licenciámos cerca de 30 novas unidades hoteleiras desde Agosto de 2007", anunciou o vereador, acrescentando que a "oferta significativa" disponibilizada desde o início do mandato vai ser potenciada com o levantamento de restrições às obras de conservação e alteração na Baixa pombalina.
A proposta que visa desbloquear intervenções nos edifícios daquela zona histórica será hoje discutida pela câmara e, segundo Salgado, a sua aprovação (apoiada pelo PSD) deverá permitir a construção de mais três hotéis na zona, um dos quais a instalar no edifício da pastelaria Suíça. O vereador lançou ainda a hipótese de virem a nascer unidades hoteleiras na Calçada da Ajuda, nos terrenos dos quartéis ali existentes.
"Mais difícil" será a reabilitação dos bairros históricos da cidade, confessou o vereador. "Não é culpa deste executivo nem dos anteriores. Nenhuma opção tomada até agora resultou. O que se vê são coberturas em zinco, andaimes e obras paradas", admitiu. Para Salgado, a "única solução possível" é que a câmara, sem dinheiro para as intervenções necessárias, venda o seu património edificado e promova o envolvimento dos privados na reabilitação e a aplicação de "multas pesadíssimas" aos prevaricadores.
Manuel Salgado adiantou ainda que a ligação pedonal superior do Museu de Arte Antiga é para avançar. "Pretende-se prosseguir com o projecto do arquitecto Souto Moura [previa um tabuleiro de 70m de comprimento e 16 de altura], mas há um novo projecto da Refer que está em fase final de negociação", detalhou. O executivo pondera ainda o desnivelamento da Av. D. Carlos I, mas não para já, "até porque não há fundos europeus para fazer este tipo de obras", explicou Manuel Salgado.»

O terminal de cruzeiros em Santa Apolónia é uma parvoíce pegada e um frete à APL. E a quinteplicação da volumetria da estação fluvial Sul-Sudeste ainda mais. Já se está a fazer notar a saída de Júdice??

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Paulo
Está-se a notar a saída de Júdice e de Costa, segundo consta a apresentação de ontem foi "one man show", diz quem assistiu.
Será Manuel Salgado incompatibiliza-se com todos?
Valia a pena recordar as palavras de Carrilho no fundo ele tinha razão, não era uma birra. O homem tem mesmo mau feitio.
Já assistimos a este tipo de comportamentos no passado, ficam convencidos de que são como o Marquês Pombal.

Anónimo disse...

Não entendo bem(nem mal)estas piadas a Júdice/Costa/Salgado ;o bom era que nos livrássemos de toda esta "gentalha" que olha para a cidade como se fosse um tabuleiro de xadrez ,pôe-se aqui tira-se dali,como se a cidade de Lisboa fosse "um conjunto de ígnaros indígenas"(como diz o Pulido).
Destes 30 Hotéis,os ditos de "charme",em sítios históricos(Alfama-armazéns Sommer,Rossio-pastelaria Suiça,junto com a intenção de "hotelizar" também o Terreiro do Paço...mais o Paço dos Arcos,mais a Cidadela de Cascais,e etc)revelam bem a banca-rota em q estamos e a nova tendência novo-riquista de vender o Património
Nacional a qq preço.
Os antigos quartéis estão a ser mais uma oportunidade perdida de "fazer cidade",de criar Parques e Jardins em zonas centrais ,altamente construídas e sem zonas livres.(o ex-Hospital Militar ,na Artilharia Um por ex...agora os da Calçada,depois se verá).
Lisboa está sem rumo e sem PLANO.
Costas/Júdices/ Salgados só diferem no pormenor do ANTI-PLANO em vigor.
Lisboetas,quando acordam?

30-7-08 Lobo Villa