28/07/2008

ANTIGA FÁBRICA DO BRAÇO DE PRATA MANTÉM USO CULTURAL

Parece que uma das iniciativas mais interessantes que apareceram em Lisboa nos últimos tempos vai poder continuar a desenvolver-se. A Fábrica Braço de Prata (http://www.bracodeprata.org/) corria o risco de ser desalojada quando se iniciassem as obras do projecto do Renzo Piano Jardins de Braço de Prata. Seria um pena matar à nascença um projecto que até a já famosa reportagem do New York Times classificava como "Lisbon’s most ambitious new cultural venue".

No entanto, o comunicado da Câmara Municipal de Lisboa em baixo deixa alguma esperança no ar...

2008-07-25
Comunicado no website da Câmara Municipal de Lisboa
ANTIGA FÁBRICA DO BRAÇO DE PRATA MANTÉM USO CULTURAL

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou, no passado dia 16 de Julho de 2008, o loteamento da Antiga Fábrica de Material de Guerra em Braço de Prata, também denominado empreendimento “Jardins de Braço de Prata”.No âmbito dessa aprovação, foram fixadas as condições e responsabilidades das partes envolvidas (Câmara e promotor) e determinadas as áreas a ceder ao Município de Lisboa.Na sequência dessa resolução, a CML chegou a acordo com a Obriverca, entidade promotora, no sentido de manter o uso cultural do edifício da Fábrica onde estão instaladas a Associação Cultural Ler Devagar e a Livraria Eterno Retorno, cujo espaço será cedido para o domínio privado do Município, no âmbito da operação de loteamento.Lisboa, 25 de Julho de 2008

2 comentários:

Anónimo disse...

muito bem, muito bem. bravo... já agora, se não se importam, só uma perguntinha: então se a obriverca abriu mão disso, ganhou o quê em compensação? e só mais uma perguntinha: quem vai pagar as obras de conservação do imóvel em causa? a orbiverca? a ler devagar? a CML?
ainda hão-de lá ver o Costa, mais uma vez, a fazer aquilo que melhor sabe fazer: inaugurar... o que já existe!

daniel costa-lourenço disse...

Grande notícia.

O verdadeiro buzz cultural de iniciativa privada dos últimos tempos, que revolucionou Lisboa, não podia terminar.