18/06/2008

PARA QUE NINGUÉM SE ESQUEÇA...


... era este o edifício que existia no cruzamento da Av da República com a Av António Serpa.
Edifício de excepção, talvez o único conhecido do autor, de um equilíbrio invulgar e com a particularidade de possuir um trabalho notável e primoroso a nível das janelas.
O que irá surgir no seu lugar?

11 comentários:

Paulo Ferrero disse...

Até doi rever esse prédio... como foi possível?!!!

daniel costa-lourenço disse...

até doi. eu nem me lembrava dele.

Miguel Carvalho disse...

bem bonito..

Arq. Luís Marques da silva disse...

Pergunto se houve atribuição de responsabilidade civil ou criminal, pela incúria de terem deixado que a fachada se tenha "demolido" a si própria e se não seria de obrigar, a que o projecto a prever para o local, contemplasse a reconstrução da mesma, nos moldes do projecto inicial...

FJorge disse...

É bom recordar que o edifício estava classificado, juntamente com os restantes 3 edifícios que formavam aquela frente urbana de excepção das duas primeiras décadas do séc. XX.

O edifício foi erguido segundo um projecto do arquitecto Edmundo Tavares (1892-1983). Era popularmente conhecido pelo nome "A Ideal das Avenidas" por causa de uma loja assim designada que existia no piso térreo.

Agora que está perdido para sempre, tudo o que a cidade deve exigir é que o novo edifício a ocupar o seu lugar tenha qualidade arquitectónica equivalente... um desejo muito difícil de ver concretizado como todos sabemos por experiência própria.

Anónimo disse...

Entristece-me ver o esplendor de uma cidade, que agora não passa de um elogio a todo o tipo de lixo urbanistico.
Se o promotor fosse minimamente intelegente, e se o projecto é construir um hotel, mantinha a fachada pois daria um belissimo hotel de charme, ao estilo daqueles que existem noutras cidades (ex. Paris).
Mas como não há visão ou alcance e os patos bravos é que mandam, secundados pelos seus servos (sucessivas gestões camarárias), continuaremos a ver a cidade a definhar.

Anónimo disse...

"O que irá surgir no seu lugar?"

Talvez.....um projecto "Disneyland", como no post imediatamente acima...?

JA

Lesma Morta disse...

Vai ao que parece surgir um hotel. Doi ver por essa Europa fora a reclassificarem tudo para preservar cada cantinho do seu património arquitectonico e nós é o que se vê. Apeteceme citar o Eça quando diz "Portugal é um país muito bonito, o problema são os Portugueses."

Anónimo disse...

Já agora aproveito para perguntar, se alguem me souber responder, o que é uma "abertura de período de discussão pública da operação de loteamento/emparcelamento":

- o que é ao certo?

Anónimo disse...

enfim...

nao vale a pena comentar.

A.lourenço disse...

doí mesmo.