27/06/2008

CHAFARIZ... «VAI-TE FO+ER»?




Imagens da galopante degradação do Chafariz e Arco de São Mamede.

Este imóvel, classificado Monumento Nacional, está abandonado e a ser rápidamente destruído com graffitis.

Segundo informação oficial da CML, a manutenção e conservação deste monumento é da inteira responsabilidade da EPAL.

É inaceitável que este monumento esteja coberto de graffitis, incluíndo palavras e expressões ofensivas. Noutros países da Europa Comunitária, a lei obriga a que todos os palavrões e frases racistas sejam limpas das paredes num prazo de 48 horas após a primeira denúncia de um cidadão. O Chafariz e Arco de São Mamede estão nesta vergonhosa situação há vários anos. E há vários anos que tanto a EPAL como a CML recebem protestos e queixas de munícipes.

Esperemos que a EPAL seja sensível, de uma vez por todas, para mandar limpar esta sua propriedade o mais brevemente possível.

O desleixo e falta de manutenção deste monumento, que é parte integrante do Aqueduto das Águas Livres, entra em contradição com o bom trabalho desenvolvido pelo Museu da Água. Cabe à EPAL decidir: Chafariz «Vai-te Fo+er» ou Chafariz de São Mamede?

FOTOS: situação actual do monumento.

8 comentários:

Anónimo disse...

Monumento Nacional !?
Temos mesmo muito orgulho....na selecção de futebol. Bandeirinhas e, POR..TUGAL, POR..TUGAL..!
Os nossos antepassados devem estar coradinhos de vergonha. Na realidade, somos o povo da Europa que não deveria ter herdado nem um corno do passado.

JA

Anónimo disse...

Estamos a fazer tudo para que os nossos vindouros não herdem nada... do que on outros nos deixaram. E por este andar vamos conseguir.

Anónimo disse...

Absolutamente.Nunca se destruíu tanto em tão pouco tempo; as nossas florestas transformadas em barrotes queimados, património destruído, orla costeira destruída,destruição de serras inteiras(alguém já se apercebeu do buraco gigante na Serra da Arrábida, por conta da Cimpor?), território desordenado, cursos de água completamente inquinados...
Alguém dizia: "Portugal é muito bonito, o problema são os portugueses..."

Lesma Morta disse...

Esse alguem que dizia essa frase que não me canso de aqui utilizar, foi o Eça. "Portugal é um país muito bonito, o problema são os portugueses".

FJorge disse...

A EPAL diz que não tem dinheiro,

A CML diz que não tem dinheiro,

O IGESPAR diz que não tem dinheiro,

A Junta de Freguesia de São Mamede diz que não tem dinheiro.

Parece que apenas os autores dos graffitis têm dinheiro nesta cidade.

Anónimo disse...

bastava a junta fazer menos um magusto ou menos uma viagem a Fátima e já poderia fazer manutenção do arco e chafariz que dá nome à freguesia! o populismo é que manda

Anónimo disse...

acho que vou vomitar...

HOMOSAPIENS disse...

Olhe a proxima vez que vir um puto a graffitar o patrimonio, vomita-lhe em cima, pode ser que depois pense duas vezes:-))