27/06/2008

Av.República (e imediações) à espera do fim (45)


Rua Viriato, Nº 16

Faz parte integrante do emparcelamento/loteamento dos nºs 47 a 53, da Rua Tomás Ribeiro, que acabam de ser lançados a debate público. Portanto, o seu destino está traçado!

4 comentários:

Anónimo disse...

Comentário a outro post da autoria de Pedro Homem de Gouveia...que é bom fazer relembrar:

"Este é um exemplo de como por meio do emparcelamento (i.e., da junção de lotes adjacentes num só) se pode alterar completamente a escala das intervenções, e, com isso, a cidade.

Por outras palavras, o emparcelamento pode ter um impacto profundo no tecido - e tem tido, manifestamente, em Lisboa.

Vale a pena, a propósito, recordar que, na nova versão do Regime Jurídico da Urbanização e Edificação (RJUE, antigo DL 555/99), aprovada pela Lei 60/2007, o emparcelamento deixou de ser considerado uma operação de loteamento, e com isso as operações de emparcelamento deixarão de estar sujeitas à aprovação das câmaras, passando a ser uma tarefa quase administrativa."


Com saltos mortais destes, claro que a cidade aterra sempre de cabeça. As legislações, são feitinhas à medida para assegurar a destruição do património de Lisboa.


JA

Arq. Luís Marques da silva disse...

Elementar, meu caro Júlio...

daniel costa-lourenço disse...

Pode não parecer um rico exemplar de arquitectura. Mas já imaginaram se usassem essa justificação para cada casa de alfama?

Arquitectura também é mo conjunto urbano e não apenas o objecto singular.

Anónimo disse...

Por acaso este edifício até acho um excelente exemplo de boa arquitectura. Escala humana, simplicidade, balanço nos seus elementos, restrição nos decores....uma cor deliciosa.

JA