24/06/2008

Av.República (e imediações) à espera do fim (25)


Avenida dos Defensores de Chaves, Nº 37, 37-A e 37-B

Projecto de loteamento em andamento. Vão no 'bom caminho'...

9 comentários:

Arq. Luís Marques da silva disse...

Há pessoas que não fazem ideia do que é morar em casas destas; ter tectos em estuque com flores e florões, um pé direito de 3.70m, portadas nas janelas, soalho, escadas em madeira, portas com bandeira... e depois, o gozo que é recuperar uma casa destas, dar-lhe nova vida respeitando a sua memória, manter a sua vivência e aconchego, sentir a rua, o espaço, a mercearia e o talho...
Não sabem o que é levar amigos a casa e, todos dizerem que é uma casa fabulosa, linda e invejada... decididamente não sabem e eu tenho pena dessas pessoas...

daniel costa-lourenço disse...

até dói ver isto...

como é possível?

Anónimo disse...

Pois sr. arquitecto, pena tenho eu, de não poder fazer nada para preservar estes belos edificios.E quem tem poder para tal, parece que esta mais interessado em encher bem os bolsos. Se Lisboa fosse uma cidade sueca, era sem duvida a mais bonita do mundo.

Filipe Melo Sousa disse...

Será que ninguém tem noção de que é muito mais barato construir um predio de novo do que gastar tempo e esforço a recuperar o mofo? Que provincianismo.

Anónimo disse...

Provincianismo é achar que o que se constroi agora deve alguma coisa à qualidade.
É o Portugal "práfrentex".

A contruir como se controi não admira que fique mais barato.
Agora imagine se fossemos falar de beleza...

Ainda andamos a viver nos anos 70.

Filipe Melo Sousa disse...

nada o impede de comprar o mofo para renovar. Já o contrário não é verdade, pois o amigo pretende proibir e restringir o uso que os outros fazem dos imoveis lisboetas. Infelizmente temos concepções diferentes de liberdade.

Anónimo disse...

Não só de liberdade como também de bom senso.

Falar em demolições em Lisboa resumindo tudo ao "demolir velho e construir novo" é ignorar uma serie de noções básicas que - felizmente - ainda vão diferenciando Lisboa da Amadora.

Atenção, "ainda".

Filipe Melo Sousa disse...

ah, sim? que noções são essas para além do seu gosto pessoal? e porque motivo lisboa é melhor que a porcalhota?

Anónimo disse...

Em Portugal "andamos" sempre atrás das tendências, e nunca à frente. Por isso nunca iremos "apanhar" nem sequer o comboio da UE.
Em Nova York, onde se vendem os apartamentos mais caros do mundo (e não em Luanda como disse o cantor), estes estão quase sempre situados no que eles chamam os edificios "Post-war", ou seja, contruidos antes de 1945. É verdade. Enquanto cá, qualquer edificio com mais de 50 anos fica "com a cabeça no cepo", em NY, pelo contrário, é cada vez mais valorizado. O que me conforma é que como sempre "iremos lá chegar". O que me entristece, é que quando isso acontecer, já muitas das mais belas fachadas do mundo foram destruídas pelos politicos que temos.

O 1º fica num edificio de 1927, e custa 60 Milhões de Dólares (http://www.corcoran.com/property/listing.aspx?Region=NYC&ListingID=1172904&ohDat=)

O 2º custa 47,5 Milhões de Dólares )http://www.corcoran.com/property/listing.aspx?Region=NYC&ListingID=1296379)

O 3º fica num edificio de 1926 e custa 47,5 Milhões de Dólares (http://www.corcoran.com/property/listing.aspx?Region=NYC&ListingID=1035804)

O 4º num edificio com mais de 50 anos, custa 46 Milhões de Dólares (http://www.corcoran.com/property/listing.aspx?Region=NYC&ListingID=1217705)

O 5º fica num edificio de 1914, custa 25 Milhões de Dólares (http://www.corcoran.com/property/listing.aspx?Region=NYC&ListingID=1124340)

O 6º fica num edificio de 1927, custa 23,5 Milhões de Dólares (http://www.corcoran.com/property/listing.aspx?Region=NYC&ListingID=1172899)

E fico-me por aqui para não envergonhar mais politicos e patos bravos desta terra.