27/06/2008

Abaixo-assinado contra projecto no Largo do Rato

In Diário de Notícias (27(6/2008)
LUÍSA BOTINAS

«Lisboa. Frederico Valsassina e Manuel Aires Mateus são os autores do edifício

Promotores da iniciativa querem travar o avanço da obra naquele local

O movimento de cidadãos que dá corpo ao Fórum Cidadania LX está a fazer circular na Internet um abaixo- -assinado endereçado à Assembleia da República e à Câmara Municipal de Lisboa, no qual se apela à contestação ao anunciado projecto da autoria dos arquitectos Frederico Valsassina e Manuel Aires Mateus para a esquina das ruas Alexandre Herculano e do Salitre, em Lisboa.

Sob o lema "Diga não ao mono do Rato", a petição online já reuniu até ao momento 191 subscritores e convida todos os que se quiserem associar à iniciativa a contestarem a solução arquitectónica que "teve agora luz verde da autarquia lisboeta aos projectos de especialidade", conforme se lê no texto divulgado.

Os promotores da iniciativa justificam-na porque consideram que "se trata de uma construção que pela volumetria rebenta totalmente com a escala do largo e descaracterizará definitivamente esta zona lisboeta".

Contactado pelo DN, Frederico Valsassina, disse desconhecer a imagem que circula na Internet, não confirmando por isso se se trata ou não do seu trabalho. Sublinhando que a polémica levantada à volta do projecto em muito se deve à divulgação "distorcida" de imagens com ele relacionadas, o arquitecto recusou, todavia, tecer comentários à implantação do edifício naquele local e ao impacte que um objecto com aquela volumetria provoca na envolvente e no Largo do Rato. Valsassina informou que em breve haverá um debate na Ordem dos Arquitectos sobre este projecto, ocasião que considerou mais adequada para fazer declarações.

O DN tentou ouvir vereador Manuel Salgado, com o pelouro do Urbanismo, mas não foi possível até à hora de fecho desta edição»

3 comentários:

Anónimo disse...

Os Srs Arquitectos-vedeta,mandatados pela inspiração "divina"não se dignam a prestar declarações ao povo ígnaro...O povo que suba ao Olimpo(Ordem dos Arquitectos)onde os "deuses" tecem loas uns aos outros e se "consagram" estes monos que passam a ser "obras de arte"...tal como as torres soviéticas do Estoril-Sol!
Passámos do Estado-Novo a uma Democracia á Estado-Novo,Sócrates não fala com o povo,os Arquitectos tb não,pois o povo continua ígnaro...

Anónimo disse...

O comentário anterior é de

28-6-08 Lobo Villa

Anónimo disse...

E já assinou a petição, sr Lobo Villa? Não é só criticar...