16/05/2008

Mais espaços verdes


O Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão, apelou hoje aos autarcas portugueses para investirem mais em espaços verdes «para compensar a malha urbana construída»

«Gostaríamos que em todos os municípios houvesse um empenho muito forte em multiplicar os espaços verdes, tendo sempre em atenção uma componente de natureza ambiental e social», disse João Ferrão, em declarações à agência Lusa.

Segundo o secretário de Estado, «não se pode perder a ideia de que os jardins, do ponto de vista social, são também lugares fundamentais, onde as pessoas se encontram e convivem».

João Ferrão, que falava à margem da inauguração do Parque Urbano do Rio Ul, em S. João da Madeira, classificou esta obra como «um modelo a seguir e um exemplo de boas práticas».«Aquilo que é bom deve ser replicado noutras áreas, não para ser feito da mesma forma, mas para cumprir o mesmo tipo de missão», frisou.

O Parque Urbano do Rio Ul - um investimento de cerca de três milhões de euros - ocupa uma área equivalente a quase 30 campos de futebol. «Este parque é uma excelente infra-estrutura em qualquer sitio do mundo», sublinhou.

Foto: Dias dos Reis

Com o beneplácito dos vários Governos, a "municipalização" da Rede Ecológica e Agrícola Nacional e a passagem das receitas do "impostos do betão" para os Municípios, apenas potenciam que os executivos municipais, com cofres mais ou menos defraudados, não desperdicem terreno livre em relva e passarinhos....
Esta excepção apenas confirma a regra.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mais um político a falar em "politiquês",ou "políticamente correcto",ou seja a MENTIR.
É surrealista que,em pleno séc. XXI,um Secretário de Estado do Ordenamento do Território,sabendo que este não é praticado(porque não só não existe,aprovado,como inventa PIN's,que furam o pouco que existe,aprovado,como sejam a REN e a RAN )peça aos autarcas e ao povo,que façam mais parques/jardins...provávelmemte á custa dos seus terrenos privados!
Até quando é possível tanta desvergonha e aldrabice ?

16-5-08 Lobo Villa

Anónimo disse...

A designação "espaços verdes" devia ir para a reforma, é demasiado genérica e vaga, corresponde a uma atitude abstracta e generalista. Em suma, e em termos práticos, veio a significar "relvados".
"Malha urbana" é outra expressão tricotadeira com necessidade de reforma compulsiva. Veio a significar concentrações de prédios com vista exclusiva sobre prédios. O famoso "optical blocus", afinal. O fim do panorama diversificado, o enlatamento final.