11/05/2008

Hotel na Boa Hora/Baixa-Chiado











O anúncio do Governo de que vai transferir o Tribunal da Boa Hora para o novo campus da justiça de Lisboa, que vai funcionar num novo complexo de escritórios no Parque das Nações, abre caminho à instalação de um hotel no antigo convento da Rua Nova do Almada.
A ideia já tinha sido defendida no anterior mandato autárquico pelo comissariado que elaborou a proposta de revitalização da Baixa/Chiado e é vista com muito bons olhos pelo vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa (CML).
Ao JN, Manuel Salgado defendeu que o edifício "tem todas as condições" para ser transformado numa unidade hoteleira e lembrou que isso vai de encontro ao objectivo da autarquia de aumentar a área de habitação na zona da Baixa/Chiado.
Segundo Salgado, "o edifício tem um claustro muito bonito, bastante espaço e está muito bem localizado" pelo que o vereador acredita que a sua transformação em hotel "é perfeitamente possível".Mesmo em relação ao estacionamento, que é sempre uma das dificuldades dos projectos na zona histórica, o vereador acredita que não será um problema difícil de resolver, visto que o edifício já não se situa na Baixa, onde existem problemas hidrológicos, mas na colina a caminho do Chiado.
Salgado acredita que haverá muitos interessados em levar a cabo este investimento, por se tratar de "um grande potencial turístico na zona da Baixa/Chiado".Encaixe de 30 milhõesAlém do Tribunal da Boa Hora, o JN sabe que outro dos cinco edifícios que o Governo pretende alienar são os Juízos Criminais na Rua Pinheiro Chagas.
O ministro da Justiça estima que a venda destes imóveis, ainda sem data para avançar, possa render cerca de 30 milhões de euros, verba que será usada para financiar o aluguer dos 65 mil metros quadrados das novas instalações do "Office Park Expo". Alberto Costa garante que a criação deste campus vai permitir "importantes economias", visto que 16 dos 25 serviços que serão transferidos são arrendamentos com que o Estado gasta perto de sete milhões de euros ao ano.
Com esta concentração, o Governo pretende melhorar a eficiência e a qualidade da justiça, além de rentabilizar património do Estado que se situa em locais de valor imobiliário relevante.
Fonte: JN

12 comentários:

Anónimo disse...

xô lisboetas
abram alas pró turista
avante salgado
não desista, não desista

é o dinheiro dos cámónes
que vai salvar portugal
do pé descalço
do maralhal

eu inté acho c'o lisboeta
d'via ser obrigado
a andar na Baixa com sete saias
e a cantar o fado

triste sina dos protugueses
porque à câmara não basta
que o betão os deixe f**idos
agora tombém os quer escondidos.

Filipe Melo Sousa disse...

De facto, o tribunal tem que sair dali o quanto antes. Tem péssimas acessibilidades. E o uso do edifício para aquele fim é um desperdício.

Anónimo disse...

Quem destruiu as Avenidas Novas autorizando a passagem de habitações para escritórios? Quem autorizou a construção da CGD na João XXI e o BNU na 5 de Outubro? Quem permite a especulação imobiliária? Quem permite a contrução sem pés nem cabeça de todos os arrabaldes de Lisboa e o abandono de Lisboa?
Tudo isto começou há meses? Não, não começou. É velho. Há anos que Lisboa perde habitantes.Todos prometem que vão resolver esse gravíssimo problema mas a verdade é que ele aumenta. E esse é o maior problema da Cidade de Lisboa. Essa é a principal causa de ter os seus passeios cheios de automóveis durante o dia e as ruas desertas à noite. É por isso que há necessidade de se construirem cada vez mais pontes. Em Lisboa - em Portugal - nada se recupera, deixa-se cair de podre e constrói-se de novo onde não se devia construir, nos sítios onde dantes haviam árvores e hortas. Deixa-se cair uma cidade duma enorme beleza para se construirem dormitórios horríveis desenhados por mestres de obras como se fossem currais para gado.
Quantos conventos e palácios estão a cair pela cidade? No entanto gastaram-se milhões de contos na construção do CCB, por ex. E as actividades que se fazem no CCB não poderiam ser feitas no centro da cidade recuperando esses edifícios?

Quanto custou o BNU? E porque esperam que o edifício da baixa caia?

Na Boa-Hora, entre um tribunal que funciona sem condições e um Hotel eu prefiro um Hotel desde que a adaptação se faça sem estragar mais o edifício.

Anónimo disse...

A desonestidade é grande, mas ficamos contente de continuarem a obra de Pedro Santana Lopes, dizem mal do homem, mas o programa desta gente, é colher o que outros semearam e plantaram. Desta forma é fácil. O seu a seu dono.

Anónimo disse...

temos campanha eleitoral aqui? Ainda por cima a favor dum dos maiores gatunos que Lisboa teve!!!
Comentários destes, que não são comentários, deviam ser limpos. Isto não é sítio para campanhas

daniel costa-lourenço disse...

Esta "obra" na verdade ainda é só uma "ideia" e já vem de há muito tempo e muitos presidentes de Câmara e outros intelectuais e Governantes de Lisboa e do País falaram nela.

Muitos incluiram-na em programas mas nunca fizeram dela "obra". Só "ideia"

É o caso de PSL, perito em foguetória de "ideias" e meias "obras".

Já agora nem se pode bem falar nesta eventual "obra"/"ideia" como sua porque se trata da responsabilidade do poder central e não do poder local.

O caso dos Tribunais, está visto.

O caso dos Hoteis, a ver vamos, depende dos anteriores, mas há um longo historial de hoteis que esperam 3 a 4 anos por licenciamentos em Lisboa, o que é uma boa média para quem quem gere dinheiros. Veja-se aquele buraco enorme na Av. da República/Campo Pequeno.

Portanto, até se falar de "obra" em lisboa, há que ter um pouco de cuidado. Vamos falando só de ideias.

Com PSL o Parque Mayer estava pronto em 8 meses.... Está visto que "obra"....

"obra, "obra", podemos mesmo apontar o túnel...esse está lá...para mal dos nossos pecados. E esse foi mesmo uma má "ideia".

Mas o mal não é só PSL. Varre transversalmente todos os executivos camarários, quando se arrogam da "obra", quando na verdade, na melhor das hipóteses, são herdeiros de más "ideias" e quando fizeram más "obras", nunca são culpados.

Acham que perder eleições é castigo suficiente. Quando eu deixar de pagar imposto, quero ser condenado a perder eleições.

Pronto. Com esta devo meter-me em maus lençóis.


Voltando ao caso da Boa Hora, novamente o actual poder local está boleia do poder central.

Vamos ver se são estes que vão fazer "sua" a "obra".

Anónimo disse...

Parece que realmente a liberdade e pluralismo é só para alguns, e quando toca a PSL caem todos em cima. Mas porque raio tem medo deste homem?
Depois do que temos vivido desde 2005, PSL é um menino do côro.
Deixo só umas lembranças para os meus amigos, das trapalhadas.
Quanto a emprenhar pelos ouvidos, lembro de várias hsitórias,
o "canudo" e os amigos, afinal não é engenheiro, os belos projectos e aprovações de favor, os contratos com a Mota-Engil...Enfim, todos nós estamos cá para ver em que lugar de administrador irá se sentar.
Entretanto não acredites em tudo o que te contam, procura usar a cabeça, em vez de a perderes.
Ou se te for mais conveniente vai te divertindo com os fait-divers do futebol.

Anónimo disse...

1. ninguem tem medo do PSL, temos é pena de ver casos de psiquiatria a fazerem figuras de politicos; pensando melhor, sim, temos medo, de que nos volte a cair na sorte tal azar
2. a ideia da fazer sair o tribunal dali é antiga de 50 anos, não se vê o que PSL tenha a ver com assunto mais que qualquer outro
3. o tribunal tem boas acessibilidades, tão boas que se pensa lá fazer um hotel (não se fazem hoteis em locais inacessiveis, não é?)
4. é evidente que o tribinal não dev ali continuar, mau grado a tradição: carece de segurança minima e de dignidade para o trabalho de fzer justiça
5. o uso que se segue deveria ser objecto de discussão aberta; desde já proponho que haja uma zona para um museu da justiça portuguesa.
nuno caiado

Anónimo disse...

Bom, quem mandou literalmente arrancar os carvos dos viveiros da CML para lá plantar rosas foi o PSL...
Ironias...

Anónimo disse...

O tema aqui presente-um edifício de tribunal e ex-convento e o Plano da Baixa de Lisboa-ainda não foram sequer aflorados.
Mas muitas bôcas sobre o "prédio" sim;a mim tanto me faz o "prédio" em si,desde que a Justiça melhore(quem acredita?);e que o Sr.Arq- Oportunista-Salgado do Plano Baixa-Chiado,não venha mentir(que o "prédio" não está na Baixa hidrológica,para aí se poder escavar mais um estacionamento...).
É óbvio que a Justiça não vai melhorar por saír daqui,nem o ex-convento,com o seu "belo claustro" (dito por Salgado)se irá salvar,quando muito será mais uma "Penitenciária-das-Almas-Penadas" como os Inglesinhos,sem nada a ver com o dito Plano,pois Lisboa está sem cheta e sem planos há muitos democráticos anos.
Aliás todas as farfalhudas notícias agora luminadas,são pura propaganda eleitoral,sem qualquer realidade;nunca houve tanta falsa notícia oriunda de Costas/Sócrates para Lisboa desde a falência da CML e num período pré eleitoral...

Valha-nos a Srª de Fátima!

13-5-08 Lobo Villa

daniel costa-lourenço disse...

O PDM de Lisboa está online no site da CM, bem como os Planos de Pormenor.

Paulo Ferrero disse...

Só para mencionar o Observatório da Baixa, local onde a discussão vai continuar...