19/05/2008

Descargas no Rio Trancão


"Dez anos depois da Expo 98, cujo projecto contemplava a despoluição completa do Trancão, ainda persistem os problemas de poluição no rio, porque há empresas que continuam a violar as regras de tratamento de esgotos.«Volta e meia identificamos descargas que vêm acabar de poluir o rio muito para além daquilo que já hoje seria razoável», denunciou Carlos Martins, da Simtejo, empresa concessionária do Sistema Multimunicipal de Saneamento do Tejo e Trancão.
O responsável identificou cerca de dez empresas que não estão ligadas ao sistema de saneamento, escusando-se a dizer publicamente os nomes.«Há muitas instalações, nomeadamente de agro-indústria, agropecuária e algumas até geradas fora do que era o desenho inicial deste sistema», ou seja, empresas que estão «localizadas em freguesias do concelho de Mafra», disse.
Se as dez empresas mais gravosas fossem ligadas ao sistema de tratamento eram resolvidos 80 por cento dos problemas do Trancão.
Ao medir a poluição no rio, há dez anos os sólidos suspensos totais apresentavam um valor de 229, enquanto actualmente não passam de 50, um valor que não permite a vida dos peixes."

TSF online
Foto Dias dos Reis

3 comentários:

Anónimo disse...

A Parque expo serviu para engavetar uma classe de quadro yuppies arrivistas, e para encher os bolsos de alguns. Não cumpriu nem vai cumprir os seus presupostos.

Anónimo disse...

Não serviu só para alguns encherem os bolsos. Serviu também para muitas coisas boas. Quando queremos fazer acusações devemos fazê-las com dados concretos e dando a cara.E haverá certamente razões para as fazer.
Mas mais importante do que tudo isso é, no meu entender, a destruição da terra. Todos os dias nos dizem para pouparmos água porque daqui a alguns anos podemos não a ter. E não a teremos certamente. "Não deixe a torneira aberta enquanto lava os dentes", "Tome duche rápido", etc, etc, etc.

Quem usar a água correctamente pode deixar a torneira a correr que não a estraga (claro que a conta vai subir). Ninguém (ou poucoa gente) diz que o que estraga a água são os poluentes, o abuso dos químicos, as descargas nos rios, debaixo da maior impunidade, de produtos altamente tóxicos. E o mais incrível é que sabem quem faz essas descargas, escondem os nomes e não há castigos. Quem pactua com estas acções é criminoso de igual modo. É preciso que haja sensibilização junto dos agricultores para que os químicos sejam usados com toda a moderação. O mesmo em casa. Devem ser usados produtos que não destruam a água. Acho mesmo que devia haver um controle rigoroso na venda destes produtos. Qualquer pessoa compra os produtos que quer para o que quer sem que haja ao menos uma explicação. Antigamente as ervas das ruas eram arrancadas hoje queimam-nas com herbicidas. O mesmo acontece nos campos de amanho. É evidente que os tempos são outros e hoje, se as ervas fossem tratadas da mesma forma que eram há 50 anos, provavelmente pagaríamos 1Kg de batatas ao preço do caviar. Mas caminhamos a passos largos para a destruição do planeta sem que sejam dadas às pessoas outras formas de conhecimentos. Poupar a água, pois claro. Quem a estragar deve pagar por isso. Mas só a estraga quem não a souber usar. Ou sabendo, não quiser fazer por saber que não irá pagar por isso. O único que paga é, por enquanto, o consumidor doméstico. Daqui a uns anos pagam todos os que cá estiverem. A água é a mesma há milhões e milhões de anos. Mas estamos a estragá-la. E é pena.

Anónimo disse...

Não vamos estragar a água nem o planeta, ela vai-nos oxidar muito antes disso. Don't worry.
A coisa é simples ; não haverá vindouros. Outra espécie - das mil e uma diversas - sobreviverá-

para quem tem uma visão antropocêntrica a coisa vai ser dura, claro.