28/05/2008

Câmara de Lisboa pede 70 milhões ao BEI para reabilitação urbana

In Público Online / Lusa (28/5/2008)

«A Câmara de Lisboa está a negociar com o Banco Europeu de Investimento (BEI) um empréstimo que ronda os 70 milhões de euros para reabilitação urbana, revelou o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado.

(...)

“Esta é uma aposta forte e a prioridade das prioridades são as escolas, por causa da má qualidade do parque público escolar”, adiantou Manuel Salgado.

O vereador e arquitecto disse ainda que a cidade terá uma política de habitação própria, onde a grande aposta será o arrendamento e a construção a custos controlados, à semelhança das propostas dos técnicos que estão a elaborar a nível nacional o Plano Estratégico de Habitação.

(...)

Manuel Salgado apontou ainda a intenção da autarquia em negociar parcerias com empresas de construção e defendeu a necessidade de retomar os contratos de desenvolvimento para habitação, que antigamente regulavam a construção de casas para arrendamento com rendas limitadas.

Destacou a importância das parcerias público-privadas na reabilitação da cidade, que tem 60 mil edifícios, 4600 dos quais devolutos. Metade destes, segundo Salgado, aguarda licenciamento da autarquia para reconstrução.

(...) Salgado criticou ainda os atrasos nas grandes empreitadas de reabilitação do património municipal lançadas no anterior mandato pela autarquia na Rua de São Bento, no Bairro Alto e na Mouraria. “As obras estão paradas e isto acontece por incompetência de quem as lançou”, afirmou.

(...) Quanto ao repovoamento de Lisboa, defende que a estratégia não pode centrar-se exclusivamente na reabilitação. “Há ainda zonas da cidade que podem crescer”, afirmou, exemplificando: “A Alta de Lisboa ainda pode receber mais 30 mil habitantes.” (...)»

3 comentários:

daniel costa-lourenço disse...

e há zonas da cidade que, bem espremidas, até podem recebem 200 mil pessoas...

é só questão de não fazer espaços verdes, construir viadutos, túneis e fazer torres coladas umas às outras...com vista para a sala do vizinho...já que se gosta do big brother nem é preciso gastar dinheiro no MEO.

faz-se uma linha da carris...vai tudo ao molho...nao faz mal...as pessoa estão habituadas....filas de automóveis...também estão e é preciso gastar combustível...além disso, com um centro comercial no meio nem saiem do mesmo sítio...

assim de repente até me lembro de alguns sítios....

Anónimo disse...

Louco

Anónimo disse...

Para quem não conhecia o Arq. Manuel Salgado,fica agora a conhecê-lo na sua verdadeira "escala"(um arquitecto tem uma "escala"...no caso,de pato-bravíssimo!).
Portanto ainda cabem mais uns 30.000 hab. na Alta,a reabilitação tem de esperar,os patos-bravos da Alta têm fome...ainda há espaço para construír mais e mais!
Salgado e Júdice tentarão BETONAR todos os espaços livres de Lisboa,especialmente a Frente Ribeirinha,a quem este Governo deu o poder de EXPROPRIAR...Sócrates cresce para "maior" que Salazar e estes dois doutores para "maiores" que Duarte Pacheco...


28-5-08 Lobo Villa