25/05/2008

CADA VEZ MAIS CASAS, CADA VEZ MENOS GENTE - Sessão cívica no Teatro São Luiz, dia 27 de Maio


CADA VEZ MAIS CASAS, CADA VEZ MENOS GENTE

"Envolta por demasiado tempo numa ‘crise de destino’, a nossa Lisboa encontra-se num momento de encruzilhada. Todos sentimos como tem sido elevada a distância entre os espaços da política e os espaços da cidade – e ainda, os espaços da cidadania. Todos sentimos, também, como estes deveriam andar bem mais próximos. É nesse sentido de aproximação – das questões e dos anseios da cidade, aos seus cidadãos – que “Um dia por Lisboa – Grupo do São Luiz”, irá mais uma vez organizar um debate alargado a todos os que possam e assim queiram participar. Agora em torno de um novo tema, absolutamente fulcral para o nosso futuro comum: o contínuo despovoamento da cidade de Lisboa, a dispersão metropolitana, o papel da produção imobiliária e da administração local.

A Lisboa de hoje é uma grande Lisboa-Metrópole. As suas gentes e as suas dinâmicas encontram-se espalhadas numa enorme região espacio-relacional, estendida que está a cidade, bem para além das suas primitivas colinas e margens ribeirinhas históricas, para além de lógicas políticas e técnicas baseadas em simples sectorialismos ou relações directas de causa-efeito.

Os dados são muito sérios: como consequência de uma evolução muito descontrolada e sem qualquer estratégia política, a cidade de Lisboa passou, em duas/três décadas, a abrigar apenas 1/5 da população da metrópole, perdendo mais de 30% da sua população. Neste período, perdeu quase três quartos das suas crianças (mais de 100.000). Os idosos (mais de 64 anos) são agora quase um terço da população, sendo Lisboa das cidades mais envelhecidas da Europa (por sua vez, o continente mais envelhecido do mundo). De 1991 a 2003, o stock habitacional da metrópole aumentou a um ritmo médio de 2,3 novas casas por cada hora! – enquanto que as casas vagas, a maioria em boas condições, se foram aproximando das 200 mil.

Na verdade, os dados mostram, cruamente, que não há qualquer situação similar de tamanha fragmentação urbana, em mais de 400 cidades Europeias."

O despovoamento da cidade de Lisboa e a dispersão metropolitana:
Luís Campos e Cunha
Manuel Graça Dias
João Cleto (Movimento Porta 65 fechada)
Irene Lopes (J. Freguesia Santa Catarina)
Fernando Nunes da Silva
Ricardo Carvalho
Margarida Pereira
José Faustino (J. Freguesia Massamá / Cacém)
Associação de Pais da Voz do Operário

Construção vs. Reabilitação:
Leonor Coutinho
Vítor Cóias e Silva
Mário Lourenço Nunes (J. Freguesia Benfica)
José Mateus
José Aguiar

Imobiliário e direitos adquiridos vs. interesse público:
Augusto Mateus
Carlos Pimenta
Adelino Fortunato
Pedro Bingre
Isabel Guerra
Joanaz de Melo
Miguel Fernandes

Debate final – Convidados Institucionais:
João Ferrão, Secretaria de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades
Manuel Salgado, Câmara Municipal de Lisboa
Fonseca Ferreira, CCDRLVT
Carlos Humberto, Junta Metropolitana de Lisboa e presidente da Câmara Municipal do Barreiro

Mais uma sessão cívica "Um dia por Lisboa" a realizar no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz dia 27 de Maio (das seis da tarde à meia-noite). Informações, telefone 213864554.

5 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

Muito gostam de planear a vida dos outros, e decidir onde é "aceitável" as pessoas viverem, em que condições e em que números. Lisboa tem de ter mais de 600.000 pessoas, nem que os tolos que não perceberam isso tenham de ser trazidos à força. Toca a deslocar populações. Nem o Estaline faria melhor. Liberdade de movimento, para quê?

Anónimo disse...

Para quê, um debate serve para discutir as ideais, mais me parece um comício para vender as "ideias".
Será que é isto a dita participação democrática dos cidadãos?

João Ferrão, Secretaria de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades-Não se conhece obra
Manuel Salgado, Câmara Municipal de Lisboa-Entre a fama e o proveito.
Fonseca Ferreira, CCDRLVT-Depois de deixar que o ordamento esteja completamente submisso à Ota. Deveria pedir a demissão.
Carlos Humberto, Junta Metropolitana de Lisboa e presidente da Câmara Municipal do Barreiro-Poderia ser uma esperança mas à beira de novas eleições o oportunismo é mais forte.

Anónimo disse...

Leonor Coutinho - ex-Secretária de Estado da Habitação que muitas "lindas" urbanizações ajudou a aprovar.

Anónimo disse...

passem por lá e questionem todas estas "personalidades" com culpas no desordenamento da capital

Anónimo disse...

Passaremos! E questionaremos.