09/04/2008

As Nêsperas da Rua do Século




PALÁCIO DO BICHINHO DE CONTA
Rua do Século, nºs 102-108
Fundação: Séc XVII (Acrescentado de um andar, no telhado: Séc XIX)

Palácio seiscentista com frontaria principal com janelas de sacada corrida ao longo do edifício. O portal da entrada liga-se directamente à janela do 1º andar formando conjunto.

Foi pertença da família Monteiro Paim, Senhores do Morgado de Alva e mais tarde Condes do mesmo nome. Ficou célebre uma filha desta Casa, D. Isabel-Juliana de Sousa Coutinho (1753-1793) conhecida por “Bichinho de Conta” por ter sido obrigada a casar, contra sua vontade, com o 3º Marquês de Pombal e por imposição deste. Conseguindo a anulação deste matrimónio, não consumado pela sua resistência, veio mais tarde a casar com D. Alexandre de Sousa-Holstein, Senhor do Morgado e Palácio do Calhariz, sendo os pais do 1º Duque de Palmela.
Texto do livro “BAIRRO ALTO Tipologias e Modos Arquitectónicos” de Hélder Carita

2 comentários:

Anónimo disse...

Parece a minha casa, embora eu seja de origens humildes. Também há uma nespereira que rebenta pelo espaço entre os telhados, enquanto caiem em cascata funchos como aqui e também hera pela fachada da frente e a parte de trás que dá para um pátio com um poço e tudo.
Agora que não se está longe do tempo das nésperas os amigos dos meus filhos passam-se. Quer tudo vir a casa e comer nésperas lá em cima.



João Monteiro

Anónimo disse...

The tree which moves some to tears of joy is in the eyes of others only a green thing that stands in the way. Some see nature all ridicule and deformity . . . and some scarce see nature at all. But to the eyes of the man of imagination, nature is imagination itself.

William Blake