19/03/2008

Enquanto a Câmara discute a BAIXA ... as coberturas...








Enquanto a Câmara discute (outra vez!) o que fazer com a Baixa Pombalina, muitos proprietários vão avançando com os seus próprios "Planos de Pormenor" à medida dos gostos, dos apetites e da ignorância de cada um.
Obras ilegais é o que não falta na Baixa Pombalina. Para o provar aqui denunciamos uma pequena amostra de 6 exemplos que dizem respeito apenas a alterações de coberturas:
- alteração de cobertura (estilo "pato-bravo") na Rua Augusta, 124 (vista do Castelo - apesar de várias denúncias à CML, esta obra ilegal foi concluida)

- aumento de cércea (nova empena cega com 2 pisos) na Rua Victor Cordon, 37

- cobertura caótica (equipamentos de ar-condicionado) de um banco na Rua do Carmo, 54-66 (visto do Elevador de Santa Justa)

- alteração de cobertura (estilo "pato-bravo") na Rua Primeiro de Dezembro, 52-58 (vista do Rossio)

- cobertura inapropriada (estilo "barraca-de-praia") na Rua dos Fanqueiros, 270-278 (Pollux)

- alteração de cobertura (e construção no interior do quarteirão) na Rua da Alfândega, 130-146 (vista do Castelo)

Qualquer uma destas intervenções ilegais é inaceitavel em qualquer parte da cidade, mas o facto de ocorrerem na Baixa Pombalina é ainda mais grave. Será que para a CML conseguir parar com as obras ilegais precisa de:

- uma mega SRU?
- um Plano de Pormenor?
- criar um novo "Comissariado"?
- ordenar a execução de mais um Relatório?
- elaborar um Plano de Salvaguarda de Emergência?
- suspender parcialmente os artigos 38º a 40º do PDM?

Mais do que um plano de pormenor, mais do que relatórios e de novos comissariados, do que a Baixa Pombalina precisa, assim como toda a cidade, é que a CML faça cumprir a lei. Também ajudava se os proprietários tivessem mais respeito pelo património da Baixa Pombalina...

41 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

Engraçado, o autor deste post defende mesmo a "solução final" para Lisboa. Não contente com os seus fornos crematórios do comércio urbano, dispõe-se a entrar na câmara de gás e abater como cães raivosos qualquer resquício de vida, ao qual ele chama de "apetites e ignorância de pato bravo".

Faço notar também a grave dualidade de critérios, pois o próprio edifício da câmara alojou até há pouco tempo atrás numa mansarda ilegal vários afilhados. Só por um acaso aquilo foi-se com um incêndio que ia levando o resto da câmara. Foi no tempo do João Soares. A conta das reparações, ainda estamos a pagar hoje.

Anónimo disse...

As fotos são a imagem da famosa mão invisível aplicada ao urbanismo.Não há regulamentação ou pelo menos quem a aplique, logo o tuga comum (mais burro, individualista, sem cultura nem educação) aproveita e mandando para as urtigas a arquitectura histórica faz a sua marquise horrorosa. Ficam umas salinhas boas para se aboseirar a ver tv, ficando assim ainda mais burro do que já é....Cada português prosseguindo o seu bem estar individual, sem restrições ou regulamentos que o limitem dá nisto....Mas pior ainda é haver pessoas pseudo-cultas e pseudo-economistas que apoiam isto no seu perfeito juízo!!

Anónimo disse...

"instalação da colecção Capelo no BNU da Rua do Ouro"!!!

...não era no Palácio de Santa Catarina????? Pois, o Palácio se calhar é melhor para apartamentos de luxo, ups, de charme, com uma vista única...(linguagem banal dos programinhas da TV)
Infelizmente a memória dos jornalistas é curta!

Anónimo disse...

VERGONHA!
A Baixa sofre... a cidade sofre

Tiago R. disse...

Tem toda a razão FJorge. Primeiro fazer cumprir os regulamentos que já existem!

O paradigma da proposta de Manuel Salgado é se os regulamentos não são cumpridos, então suspendam-se e legalize-se a ilegalidade. Não se faz planeamento eficaz? Então institua-se a intervenção casuística (como em todo este "pacote" da Baixa).

Que estranha alergia tem o senhor Vereador ao planeamento urbano participado!

Anónimo disse...

"resquício de vida"?

Se os inacreditáveis exemplos divulgados pelo autor deste post, são aprovados, deferidos por alguns como "vida", então pergunto:

Este é o tipo de "vida" que Lisboa realmente ambiciona para a Baixa?

Nem a mais humilde e remota aldeia de Portugal deveria autorizar estas barbaridades.

Se não conseguimos afastar os apetites e ignorância de pato bravo dos centros históricos das nossas cidades, então estamos muito mal.

E quanto a Lisboa, mais vale desistir imediatamente da candidatura da Baixa para a UNESCO.

Filipe Melo Sousa disse...

Este é o tipo de "vida" que Lisboa realmente ambiciona para a Baixa?

Teremos de voltar ao Hitler para encontrar o conceito de "vidas indignas de ser vividas". Teremos portanto, de acordo com o FJorge que abater esses animais para que a pátria possa receber o desejado galardão da UNESCO. Muito bem: os nazis também faziam galardões com os dentes de ouro arrancados.

Mas trata-se de canibais que se dizem civilizados. Que gostam de moldar o homem e a sociedade. Homens idênticos, casas rigorosamente iguais à do vizinho. Quem discordar leva uma estrela de "pato bravo" e vai para o campo de concentração.

Anónimo disse...

Ui! Pipinho! Que progressista, a dizer mal do tio Adolfo!
Qualquer dia ainda vais para o BE (se ainda não estás lá...)

Anónimo disse...

A associação do texto do post ao nazismo é uma colagem abusiva,reles e merdosa que assim qualifica não o autor do texto mas quem efectua tal associação. Enfim, como se discutia a baixa há alguém que achou que bastava ser rasteiro...

Filipe Melo Sousa disse...

Caro anonimo, o seu nervosismo demonstra muito desconforto na altura de apoiar o texto. De nada vale atacar o mensageiro que apenas constatou o paralelo. As semelhanças entre déspotas iluminados que pretendem apagar o indivíduo e moldar o homem perfeito, desprovido de individualismo e de padrão único são por demais evidentes.

Anónimo disse...

da mesma forma que o sr vê nervosismo, vê também nazimo, enfim a sua percepção deixa muito a desejar.

O mensageiro não "constatou o paralelo", o mensageiro especula e procura ofender, e o resto é conversa

Pedro Homem de Gouveia disse...

Sr. Filipe Melo de Sousa,

Se você não andasse por aqui só para provocar, chatear e ser intelectualmente ordinário, até valia a pena tentar explicar-lhe as coisas.

Assim nem vale a pena.

Filipe Melo Sousa disse...

a sua percepção deixa muito a desejar.

obviamente, os meus reparos não lhe caem de feição ;)

Anónimo disse...

oh homem! tu vens com cada uma!

nazismo?! e ainda foste buscar o hitler!

se tu não existisses, terias de ser inventado!

agora, quem é que te inventaria?

é escusado tentar dialogar.

concordo em absoluto com pedro homem de gouveia, contigo, "nem vale a pena."

Anónimo disse...

Rapaz, não são os "reparos" nem as tuas "opiniões" que estão em causa, mas falta de educação.

Já agora responde lá porque criticas tanto este blog e insistes em vir cá constantemente?

Filipe Melo Sousa disse...

Não percebo se é ingenuidade ou desonestidade o facto de relacionar a dita educação com o facto de se concordar com um ponto de vista.

Andreas Stöcklein disse...

Para despersonalizar, e voltar ao assunto : Creio que o raciocínio de quem altera as coberturas deve concluir que lá no alto tanto faz por estar fora da vista, não? Mas acontece que a Baixa se situa num vale, com as coberturas perfeitamente visíveis das encostas vizinhos, onde até existem miradouros, esplanadas, varandas,...e basta seguir do Largo do Carmo pelo passadiço do elevador, para ser confrontado de perto com algumas 'flores exóticas' no alto dos prédios. Não sou contra todo e qualquer tipo de alterações, mas defendo que haja orientações estéticas (que não excluam forçosamente soluções contemporâneas), e uma consciencialização junto dos proprietários - já que o controle não parece ser eficaz.

Anónimo disse...

ó Pipo, desonesto és tu. E foste tu que por não concordar com o texto (logo concordando com as ditas intervenções) falas de nazismo, de solução final, etc. Aliás és tu que por não saberes aceitar as opiniões dos outros vens aqui constamente contaminar a conversa e realmente não sei se é desonestidade ou algo pior.

Já agora explica as vantagens destas intervenções, e Já agora responde lá porque criticas tanto este blog e insistes em vir cá constantemente?

Filipe Melo Sousa disse...

Os meus reparos que tanto desagradam, e suprimem a crença na liberdade de expressão a alguns caso os argumentos não lhes corram de feição, têm como único propósito repor a verdade. As semelhanças que referi são por demasiado óbvias...

Anónimo disse...

"E chamas a essa recusa exercício de inteligência. Empenhas-te tanto em desfazer o que está feito, que acabarás por dar cabo do teu bem mais precioso: o sentido das coisas (...). De destruição em destruição, vais deslizando até à vaidade (...). Na falta de um outro sentido, terás de ir buscar o sentido a ti próprio. E só tu ficas a colorir as coisas com a tua pálida luz (...) no meio do teu deserto, terás de te mostrar satisfeito contigo próprio, porque fora de ti não há nenhuma outra coisa. Aí te temos condenado a gritar «eu, eu, eu...». No vazio. E ninguém te responde."

Saint Exupéry

Anónimo disse...

"Os meus reparos que tanto desagradam, e suprimem a crença na liberdade de expressão " lol os teus reparos foram falar em nazismo, logo tu o mais próximo de tais ideias por estas bandas (daí a lembrança), Freud explicará

Fica registado a tua concordância com estas intervenções, o que diz tudo. Ou então não concordas, e reclamas porque gostas de ser do contra, mas para isso o teu psiquiatra ajuda-te na próxima consulta.

Já agora responde o que covardemente e merdosamente continuas a calar..Porque criticas tanto este blog e insistes em vir cá constantemente?

Anónimo disse...

Qual é a diferença entre o Pipo e a Inteligência? Todas.

Filipe Melo Sousa disse...

responde o que covardemente e merdosamente continuas a calar.

já reparou quem dá o nome e a cara aqui?

Anónimo disse...

já reparou que continua a não responder?

Filipe Melo Sousa disse...

está claramente respondido. se quiser sair do anonimato e deixar um contacto seu posso aprofundar a conversa

Anónimo disse...

Porque criticas tanto este blog e insistes em vir cá constantemente?


Concordas com estas intervenções?

Filipe Melo Sousa disse...

porque deixam uma caixa de comentários aberta se vos criticam constantemente?

Anónimo disse...

o "vos" é para mim? eu sou um leitor como tu, portanto essa não serve, rapaz.

E lá porque tu não gostas de opiniões contrárias às tuas (até fecharias as caixas de comentários, vejam lá) não significa que os autores deste blog façam o mesmo. Aliás até permitem os teus disparates e provocações (não estamos a falar de opiniões contrárias mas de educação) e opiniões contrárias às deles.

Mas continuas sem reponder

1)És o mais próximo de tais ideias (nazis) por estas bandas?

2) Porque criticas/desvalorizas tanto este blog e insistes em vir cá constantemente?

3) Concordas com estas intervenções, ou gostas de ser do contra tipo teenager retardado?

Filipe Melo Sousa disse...

É notorio quem defende aqui a censura. Isto é um pouco como o Humberto Delgado: pode-se comentar, a não ser que se comece a ouvir o que não se gosta, não é?

Anónimo disse...

continuas sem reponder

1)És o mais próximo de tais ideias (nazis) por estas bandas?

2) Porque criticas/desvalorizas tanto este blog e insistes em vir cá constantemente?

3) Concordas com estas intervenções, ou gostas de ser do contra tipo teenager retardado?

Filipe Melo Sousa disse...

Porque não lê o blog para onde escrevo?

daniel costa-lourenço disse...

A questão dos telhados é bem importante, mas pouco visível, por razões óbvias.

Imaginem o que seria da vista da cidade, a partir do castelo ou do Chiado se os telhados fossem todos como aquele que se vê na foto (armazéns do Chiado) em betão e cheio de tubos e ares condicionados (quando existem soluções que permitem esconder).

Uma dos trunfos turísticos de Lisboa (as vistas) perder-se-ia.

Ninguem subiria ao Castelo para ver uma cidade igual a qualquer subúrbio.

Os efeitos seriam desastrosos.

Anónimo disse...

" Filipe Melo Sousa disse...
Porque não lê o blog para onde escrevo?" não tenho culpa se queres ter mais audiências, mas não consegues

1)És o mais próximo de tais ideias (nazis) por estas bandas?

2) Porque criticas/desvalorizas tanto este blog e insistes em vir cá constantemente?

3) Concordas com estas intervenções, ou gostas de ser do contra tipo teenager retardado?

Filipe Melo Sousa disse...

O meu amigo tem o disco riscado

Anónimo disse...

e o meu amigo não responde ao que lhe perguntam...

Filipe Melo Sousa disse...

quanto me paga?

Anónimo disse...

não tenho culpa se precisa de dinheiro....além disso eu gasto bem os meus euros

Filipe Melo Sousa disse...

tem de me dar um incentivo para eu me mexer

Anónimo disse...

afinal o menino e um subsidio-dependente...vejam lá.

Julgo que quem pergunta "quanto me paga" com essa desfaçatez são determinadas profissionais especializadas.

Filipe Melo Sousa disse...

de modo algum. voce só paga o que quiser consumir

Miguel Carvalho disse...

Ora aqui está um exercício que há muito queria fazer para aqui colocar. Bom trabalho!

Subir ao Elevador de Sta Justa- ou aos agora famosos pavilhões da GNR - dá direito a um espectáculo deplorável para quem não olha só para as colinas.