12/03/2008

BELIEVE IT OR NOT-Lx estacionamento 4


Mais uma vergonhosa imagem que denuncia bem o tipo de "munícipes" com que Lisboa tem de viver. Desta vez a vítima é a Rua da Verónica (entre o Largo da Graça e o Largo de Santa Clara). Uma viatura ligeira, embrulhada numa capa de plástico, estacionada "100%" em cima do passeio que dá acesso ao portão principal da Escola Gil Vicente, descansa alienada de tudo o que a rodeia. Este caso é particularmente patológico pois não estamos perante um simples "estacionamento irregular". Não. O proprietário desta viatura ligeira decidiu que aquele pedaço de espaço público dava uma conveniente, e barata, "garagem privada a céu aberto". Ou qualquer coisa assim. Vá se lá saber o que se passa exactamente na cabeça destas pessoas.

Perante tanta falta de civismo, a cidade deve recorrer à instalação de pilaretes nos passeios (não vale a pena ter a ilusão que a polícia é solução). Só assim será possível travar estes abusos.
Mais uma vez, a crença no "direito inalienável de possuir carro" e de o "estacionar à porta" é imposta à cidade histórica com custos para a segurança dos peões e da ordem urbana. Com prejuizo da qualidade de vida dos outros.

30 comentários:

Anónimo disse...

Ah.. o meu sonho de garagem... Vamos antes glorificar este exemplo sagaz de iniciativa privada. Afinal dado o caractér definitivo da instalação é obvio que esta ocupação de via pública é permitida e acarinhada pelos diversos agentes da PSP que por lá já passaram!

Anónimo disse...

Realmente inacreditável....Chega quase a ser cómico.

Anónimo disse...

Segundo o Filipe Sousa - comentador brilhante deste blog, se os agentes da PSP fizerem algo quanto a esta situação, estarão obviamente a atentar quanto às livres escolhas do proprietário. E segundo um outro comentador Carlos qualquer coisa, o proprietário deste carro é um exemplo de sofisticação!! Ai de quem atentar contra ele que é logo apelidado de saloio... Isto é muito à frente para nós peões percebermos...

Anónimo disse...

Realmente isto é cómico :-)

mas digam-me lá porque é que não são colocados mais pilaretes? Se não é caro e é eficaz...

O que é que cada um de nós pode fazer para que isso aconteça?

FJorge disse...

Pilaretes para proteger os passeios? O que é que cada um de nós pode fazer para que isso aconteça? Escrever para a CML a solicitar pilaretes (e se possivel acompanhar o pedido com fotografias como a deste post):

municipe@cm-lisboa.pt

Anónimo disse...

...um carro fantasma, de um cidadão fantasma.

estas pessoas não te merecem, Lisboa!

Filipe Melo Sousa disse...

Existe claramente dois pesos e duas medidas. A população activa, que sustenta a cidade e maior parte tem carro, é furiosamente taxada.

Já a outra metade, a Lisboa dos assistidos, paga 30-50 € de renda e é impiedosa na altura de reclamar a ocupação do "seu" espaço, bombardeia a câmara com pedidos de instalação de pilaretes e de rebocagem de carros fora dos poucos lugares de estacionamento que lhes concederam (ver princípio do jogo das cadeiras), e chamam a si todos os seus grandessíssimos direitos a ter uma vida digna sem contribuir um tusto para tal.

Em suma: parasitas

Anónimo disse...

f.m.s. = faz (diz) merda sempre

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

E se o Senhor FJorge retira-se o último comentário insultuoso de um tal de "anónimo"? Era de bom tom...

Obrigado ;)

Anónimo disse...

Se há aqui um "parasita" nesta lamentável historia é sem dúvida alguma o CARRO - e o pateta do proprietário - que aparece na imagem deste post.

Filipe Melo Sousa disse...

definição alternativa de parasita, by blog cidadania lx: aquele que sustenta todos os restantes que não fazem nenhum

Anónimo disse...

Nem acredito no que vejo! Adoro o detalhe dos cartões muito bem cortadinhos a proteger os delicados pneus! Há pessoas sem qualquer sentido de ridículo!

Anónimo disse...

vasquinho trapalhão! és um justiceiro pá. e quantas vezes é que esse cretino fms tem insultado outros?

Anónimo disse...

ó Pipi: misturar as coisas não é muito inteligente...

vejamos: muitas pessoas que pagam rendas antigas desses valores que tu falas...têm carro.

Nuno Loureiro disse...

Infelizmente, grande parte dos pilaretes são mal colocados, fazendo com que seja indiferente ter pilaretes ou carros estacionados.

Em muitas ruas, com passeios estreitos, colocam pilaretes a 5-10cm da berma do passeio. Ora se o passeio é bastante estreito, se eu levar um saco na mão tenho de ir para a rua porque não tenho espaço no passeio.

Há mesmo pilaretes que mesmo sem nada na mão me impedem de caminhar no passeio.

Estes dois tipos de exemplos são encontrados na R. do Século por exemplo (depois do Trib. Constitucional ou depois do largo onde estacionam os carros).

Será que quem coloca os pilateres não tem dois dedos de inteligência? Há pilaretes baixos para estas situações, ou então alargam ligeiramente o passeio ou colocam os pilaretes na rua.

Filipe Melo Sousa disse...

insulto nenhum. o máximo que me podem apontar é de eu ser portador de notícias desagradáveis

Anónimo disse...

Pipinho:

Também se te podia apontar que a maneira sistemática como procuras desestabilizar as discussões neste não é inocente, que parece deliberada e eventualmente financiada por quem se sente incomodado pelo Cidadania Lx.

Tens ido muito a Braga ultimamente?

Filipe Melo Sousa disse...

sim claro, eu sou membro da opus dei, maçonaria, clube bilderberger, e de muitos outros lobbies de influência. eu e qualquer comentador que critica a má gestão da Câmara de Lisboa

Anónimo disse...

e lá estão eles outra vez em bulhas infantis e a esgrimir palavreado que já nada tem que ver com o post

Filipe Melo Sousa disse...

Faço reparar que a fuga ao argumento foi originada por quem começou a mencionar o meu nome, antes mesmo de eu comentar neste post. Aqui se vê os argumentos falaciosos e trauliteiros de certas pessoas.

Anónimo disse...

Sera que pagam a este cromo para poluir este blog? Parece que tem muito tempo disponivel este rapaz!

Filipe Melo Sousa disse...

então não. sou funcionário da Bragaparques. vocês já disseram tudo

Anónimo disse...

ainda não acabou? tanto tempo gasto em prol de nada.

Anónimo disse...

Estas pessoas nem percebem as questões de cidadania, de vida em comunidade, nem nadinha! Pensar que existem pessoas capazes de estacionar assim as suas viaturas! E, claro, pensar que as autoridades nem se apercebem (ou pretendem...) de nada. Ou nada fazem!

Filipe Melo Sousa disse...

diga lá meu amigo, qual o meu proveito em "perceber" o modo de vida que você me quer impor

Anónimo disse...

Estamos de acordo "amigo":
Diga lá, qual o nosso proveito em "perceber" o modo de vida que o dono do automóvel retratado na foto nos quer impor? Porque quem estaciona assim é que está a querer impor um "modo de vida". Mas quando uma pessoa só tem olhos para o seu umbigo, não há nada nem ninguém que o possa fazer "perceber" o que quer que seja para lá desse buraco negro...

Filipe Melo Sousa disse...

você continua a ter toda a liberdade de não estacionar o seu carro ali

Anónimo disse...

"E chamas a essa recusa exercício de inteligência. Empenhas-te tanto em desfazer o que está feito, que acabarás por dar cabo do teu bem mais precioso: o sentido das coisas (...). De destruição em destruição, vais deslizando até à vaidade (...). Na falta de um outro sentido, terás de ir buscar o sentido a ti próprio. E só tu ficas a colorir as coisas com a tua pálida luz (...) no meio do teu deserto, terás de te mostrar satisfeito contigo próprio, porque fora de ti não há nenhuma outra coisa. Aí te temos condenado a gritar «eu, eu, eu...». No vazio. E ninguém te responde."

Saint Exupéry

Filipe Melo Sousa disse...

todas as coisas criadas só têm utilidade se forem em meu benefício. de outra forma a criação não pode ser útil. criar, usufruir e realizar-se

ao contrário daqueles que tiram de uns para dar a outros, sem criar nada. mas querem os louros