19/01/2008

Peças raras de arte namban expostas em galeria recém-inaugurada no Chiado

In Público (19/1/2008)

«Uma sela em laca vermelha e madrepérola decorada com imagens de portugueses é uma das peças raras e exóticas de arte namban em destaque na exposição Depois dos Bárbaros II, que está patente desde terça-feira numa nova galeria de antiguidades, em Lisboa.
O espaço, com 300 metros quadrados, foi inaugurado pelos sócios Jorge Welsh e Luísa Vinhais, que detinham uma galeria mais pequena na Rua de São Bento, entretanto encerrada.
A exposição integra um conjunto de "19 peças únicas, extraordinárias pela sua raridade, exotismo e beleza, e complementa a anterior mostra, realizada em Londres e em Lisboa, em 2003", explicou Jorge Welsh à Lusa. Deste antiquário também saíram algumas peças, nomeadamente uma espingarda japonesa, para integrar a grande exposição de arte Encompassing the Globe sobre os Descobrimentos portugueses, que esteve no Verão em Washington e actualmente está patente em Bruxelas no âmbito do festival Europália.
De acordo com Jorge Welsh, as peças desta exposição - que esteve quatro anos em preparação - são provenientes de coleccionadores particulares de todo o mundo, desde a Europa, Estados Unidos e do oriente.
As obras de arte namban foram produzidas durante a presença dos ocidentais no Japão, que teve início em 1542 com a chegada dos portugueses a Tanegashima, e terminou em 1639. Lusa »

Sem comentários: