11/01/2008

Diz o SOL: “O vereador independente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, quer lançar o projecto de um city airport na Portela «para voos domésticos europeus e voos particulares»”



Comentário:

Um colega europeu ao aterrar em Lisboa pela primeira vez no último Outono, mostrava-se surpreendido com o edificado em redor do aeroporto, descobrindo que ele afinal estava no meio da cidade.

Nada que incomode o Sr. Vereador que decerto não se importará com os perigos potenciais da continuação do sobrevoo de aviões para a saúde e integridade física dos lisboetas

Nem terá noção das complicações económicas, logísticas e de gestão de tráfego decorrentes da coexistência de duas estruturas aeroportuárias em espaços tão próximos.

E não perceberá que a vantagem de Alcochete é precisamente poder congregar todas as valências e tipos de tráfego num único local

Caramba, ainda há almas simples e simplistas como o Sr. Vereador. O problema é governarem cidades !

Nuno Caiado

2 comentários:

Anónimo disse...

Defendia LISBOA + MONTIJO mas não vou insistir mais nessa solução, embora mais económica, porque a agora apresentada será a adequada para a desactivação de Lisboa que se pretende.

Mas sobre as travessias por força do aeroporto de Alcochete, continuo a insistir na travessia ferroviária para o TGV e outros comboios, entre Montijo e Chelas, que seria assim apenas ferroviária. Uma outra travessia rodoviária seria feita entre a Trafaria e Algés, fechando a CRIL que termina subitamente numa rotunda em Algés.
Com a deslocação de parte do trânsito da ponte 25 de Abril para a Trafaria, a ponte 25 de Abril ficaria disponível para receber o trânsito que seria deslocado do Montijo.
O trânsito do novo aeroporto far-se-ia assim, sobretudo pela ponte já existente no Montijo. Parte do seu actual trânsito transitaria para a ponte 25 de Abril ou deixaria existir porque os actuais utentes viajarão de comboio, na nova linha suburbana: Pinhal-Novo, Montijo, Chelas Gare Oriente.

A travessia (ponte ou túnel) terá um dia que ser feita porque a CRIL termina de forma abrupta em Algés.
Falta quantificar, mas não deve ser muito caro...

Anónimo disse...

Basta de tanta conversa sobre um aeroportosinho na Portela! Queremos um grande parque florestal no local do aeroporto da Portela! Lisboa precisa de mais verde para se equiparar com as restantes capitais europeias.