17/01/2008

Concurso de arquitectura para a Boavista

In Público (17/1/2008)

«A Câmara de Lisboa e a EDP vão lançar um concurso de arquitectura para a zona do Aterro da Boavista entre a Praça D. Luís, junto ao mercado da Ribeira, a Rua do Instituto Industrial e a Av. 24 de Julho. É neste local que a empresa de distribuição de energia é proprietária de dois quarteirões, e é ali que quer instalar a sua sede.
Segundo o Plano Director Municipal, a zona tem de ser requalificada e revitalizada, o que passa também por uma aproximação à zona ribeirinha, da qual está separada pela linha do comboio. "O concurso visa a elaboração e desenvolvimento de um estudo preliminar de arquitectura para o futuro edifício-sede da EDP e uma operação imobiliária com programa a estabelecer entre as duas partes", explica a CML em comunicado. "Visa ainda a elaboração de uma proposta de desenho urbano para a zona do Aterro da Boavista, que poderá constituir uma proposta preliminar do plano de pormenor."
A segunda metade do Aterro da Boavista, que se estende até à Av. D. Carlos I, foi alvo de outro plano de pormenor em regime simplificado que não foi ainda aprovado, estando prevista a sua discussão pública. Resta saber se será um dos projectos cujas autorizações a CML vai tentar anular, de modo a repensar a ocupação do espaço. Este segundo plano de pormenor inclui uma torre de 90 metros de altura desenhada pelo arquitecto Norman Foster. Quanto ao concurso de arquitectura, autarquia e EDP assinam hoje um protocolo para a sua concretização.»

Sem comentários: