28/01/2008

Chegado por email:

«O Estado do Bairro Alto.

O Blog Cidadania LX, levanta um problema bem real e assustador, que na qualidade de Deputado Municipal, já alertei em Assembleia Municipal, o estado em que se encontra o Bairro Alto é desolador, e não é só os graffitis, o estado do edificado ou o pouco cuidado com o espaço público. É também a insegurança, a falta de estratégia de acompanhamento aos comerciantes e turismo, e muita falta de civismo, que mesmo não sendo da responsabilidade das autoridades esta ultima pode sempre fazer-se alguma coisa quanto mais não seja uma boa campanha de sensibilização e quem sabe começar por aqui não seria um primeiro grande passo. O Bairro Alto tem um enorme potencial que deve ser bem tratado, fica aqui o compromisso para levar a próxima Assembleia Municipal uma recomendação com a intenção de reabilitar e preservar o Bairro Alto com efeitos imediatos.


Nota: Aceito sugestões para a referida Recomendação, envie a sua para joao.miguel.mesquita@cm-lisboa.pt»

10 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

É bastante ingénuo quem pensa que as pessoas que fazem graffitis são permeáveis a campanhas de sensibilização.

Mais uma forma tola de gastar o dinheiro da CML.

Anónimo disse...

Meus Caros,

Quando falo em campanha de sensibilização fala de uma acção entre outras a englobar numa estratégia para o Bairro Alto e não tenho a intenção de propor uma acção de sensibilização dirigida aos grafiters de forma alguma. O que peço aqui e porque este é um blog de Cidadania é que me dei ideias para enquanto politico possa em conjunto com as minhas e as de quem entenda participar levar a Assembleia Municipal uma proposta forte e credível. Porque Cidadania não é agredir e ofender gratuitamente quem tenta fazer é ajudar, comprometer, atravessar-mo-nos pelos projectos e que acreditamos. Um bem haja a todos e conto com a força dos que lêem este blog para fazermos um verdadeiro trabalho de cidadania.

João Miguel Mesquita

Filipe Melo Sousa disse...

Este último comment é um sério candidato ao prémio "forma sem substância"

daniel costa-lourenço disse...

Nenhuma medida por si, normalmente, acaba com um problema, pois cuase todos são mais complexos do que á primeira vista aparentam...

No caso dos grafitis, óbvio que senibilização ajuda, fiscalização também e, claro, limpeza periódica...

Todos juntos alguma coisa farão..Sozinhos, apenas darão a ideia de que algo se faz, o que acabará apenas por não resolver nada.

Uma coisa é certa...Uma parede limpa, por si só, é mais dissuasora do que outra sempre cheia de gatafunhos e fiscalizada...

E talvez mais barata do que uma campanha de sensibilização.

Tiago R. disse...

combater o graffiti é certamente um problema complexo.

Parece-me que que a limpeza regular será dos sistemas mais eficazes, mas também dos mais dispendiosos.

Creio que é essencial reduzir a densidade dos bares. Aquela enorme multidão nocturna (da qual faço ocasionalmente parte, confesso) torna o bairro inabitável para os moradores, a todos os níveis.
É claro que o BA tem uma antiquíssima tradição de local de diversão nocturna, mas não há razão para aquele exagero de haver um bar porta sim, porta sim.

ABA disse...

Haver bares porta sim porta sim, só por si não constitui problema (é o mercado a funcionar), desde que não se conceda ou renove licença a quem não respeite as regras de insonorização e permita que os clientes venham para a rua beber.
Não se pode comparar o Bairro Alto com as Docas ou a Ribeira do Porto.

Uma campanha de limpeza das fachadas de prédios habitados, a sério exige-se de imediato!
É intolerável um morador assistir à impunidade de ver a porta de casa ser grafitada de alto a baixo, sem poder fazer nada!

Tem de se restituir a dignidade ao bairro e, mais importante às pessoas que lá moram, sem as quais o BA não existe.

Filipe Melo Sousa disse...

que é feito do comentário mais interessante que eu tinha aqui lido, sobre a credibilidade do joão mesquita dentro do próprio partido?

Anónimo disse...

Parabéns ao João Mesquita por procurar por vários meios resolver os problemas dos seus fregueses e demais cidadãos de Lisboa.
Começar pela limpeza é óbvio.
Um graffiti tem "mais valor" para o graffiter quanto mais tempo se mantiver. É uma marcação de território e testemunho de domínio do mesmo. Quanto mais depressa desaparecer, menos valor tem, sendo "apagado" o domínio do graffiter. Ou melhor, sendo o domínio do território conquistado por quem rapidamente limpou.
A CML tem sido vencida sistematicamente nesta guerra qual gato de rua incapaz de fazer frente ao Tom Cat da zona. O problema é que, para esta guerra, tal como para qualquer outra, pouco adianta entrar se não se entrar com armamento mais pesado do que o adversário. Ou seja, é preciso montar brigadas diárias, vigilantes e prontas a acatuar imediatamente, nas zonas que se quer "atacar". Um bom sistema experimentado em várias cidades mundo fora, é agir em áreas limitadas, e ir "enxotando" os Tom Cats.

Anónimo disse...

Não sei quem é o João Mesquita. Sei que há graffitis no Bairro Alto (como em muitos outros lugares ). Se o João Mesquita quer resolver um problema e veio pedir ajuda, bora lá mandá-lo embora? Se o senhor defendeu coisas que não se acham defensáveis, mas agora surge a pedir opiniões, que tal mostrar o que se tem para sugerir dentro deste blog, que não é político, julgo, mas simplesmente um lugar onde se apontam os males e os (poucos) bens que Lisboa ainda tem, tentando alertar, sugerir, etc?
Por mim, quantos mais Presidentes de Junta por aqui aparecerem, sejam de que cor forem, mais me parece que o blog cumpre o que se propõe. Ou não?
Bora enxotar os políticos quando eles chegam... Parecemos exactamente o que criticamos nos outros: poltiqueiros que nada produzem, e que se fecham no "eu é que sei".

Anónimo disse...

a lata do presidente da junta! e que tal preocupar-se com a freguesia dele? foi para isso que ele foi eleito! não existe uma freguesia no bairro alto? ou ele acha que os outros são incompetentes? se ele foi eleito foi para cuidar da freguesia dele, se não tinha se candidatado a presidente da câmara!!! ultimamente tem olhado poucopara a freguesia. só quando tinha as costas quentes do partido dele na câmara é que ele brilhava...