20/12/2007

Câmara de Lisboa conclui em Janeiro a revisão do projecto da Baixa-Chiado

In Público (20/12/2007)

«O presidente da Câmara de Lisboa anunciou ontem, durante a inauguração do prolongamento do metro até Santa Apolónia, que a revisão do projecto de requalificação da Baixa-Chiado deverá estar concluída em Janeiro.
António Costa sublinhou a "urgência" de promover a "revitalização" desta zona da cidade, lembrando que no dia 12 de Maio se assinalam os 250 anos da aprovação do plano de reconstrução após o terramoto de 1755. Aproveitando a presença do primeiro-ministro na cerimónia, o autarca defendeu a libertação de "todos os pisos térreos" do Terreiro do Paço para "actividades que dêem vida à praça", como "restaurantes, cafetarias, actividades comerciais e hotéis".
José Sócrates respondeu ao seu antigo ministro que o Governo está "muito disponível para trabalhar na requalificação do Terreiro do Paço" com a Câmara de Lisboa. O primeiro-ministro defendeu ainda que a chegada do Metropolitano de Lisboa a Santa Apolónia é "uma oportunidade para tratar de algumas áreas nobres da cidade", como aquela se prolonga entre esta estação da Linha Azul e o Cais do Sodré.
O primeiro-ministro revelou que espera assinar no início de 2008 o acordo que vai "resolver de uma vez por todas o conflito histórico entre a administração central e a administração local sobre as zonas ribeirinhas". Trata-se, como António Costa já tinha anunciado em Novembro, de um acordo para delimitar quais as áreas de actividade portuária que continuarão sob a alçada da Administração do Porto de Lisboa e quais as que passarão a ser geridas pela Câmara de Lisboa. Ontem, durante a inauguração do novo troço da Linha Azul, o presidente da autarquia fez ainda saber que "para ajudar a quebrar o enguiço das obras na cidade de Lisboa" foi levantado o embargo que impedia o avanço dos trabalhos no interface de transportes do Cais do Sodré.
O embargo tinha sido decretado devido a uma ocupação indevida de terrenos municipais entretanto ultrapassada graças a uma permuta de terrenos com o metro.
A novidade foi recebida com aplausos pelos presentes na cerimónia e, segundo o presidente do conselho de gerência do Metropolitano de Lisboa, vai permitir que a obra seja retomada "a partir do início de Janeiro". O interface do Cais do Sodré, adiantou Joaquim Reis, deverá estar concluído em Setembro de 2008. I.B. »

1 comentário:

daniel costa-lourenço disse...

A faixa Santa Apolónia-Cais do Sodré é o perfeito exemplo do pior deste país e desta cidade.

Os interesses e as inércias fazem com o que o ponto, porventura mais central e mais visível do país esteja num estado digno de terceiro-mundo.