19/11/2007

Parque das Nações vai ter marina requalificada no Verão de 2009

In Público (19/11/2007)
Inês Boaventura

«A obra custa dez milhões de euros e vai permitir a amarração de 580 embarcações na marina, cuja exploração será concessionada a um privado

As obras de requalificação da marina do Parque das Nações, desactivada há mais de cinco anos, vão arrancar até ao final do ano e deverão estar concluídas no Verão de 2009.
O presidente do conselho de administração da Parque Expo revelou ao PÚBLICO que a intervenção, orçada em dez milhões de euros e com um prazo de conclusão de 18 meses, vai ser adjudicada à Somague até ao final de 2007.
A consignação da empreitada, precisou Rolando Martins, ocorrerá após a nomeação do novo conselho de administração da sociedade Marina Parque das Nações. Nos últimos dias, a Parque Expo chegou a acordo com os accionistas daquela sociedade, entre os quais se incluíam o Millennium BCP, para a compra das suas participações societárias, pondo fim a um processo negocial que se arrastou durante vários anos.
A compra dessas participações, que permitiu à Parque Expo tornar-
-se proprietária da quase totalidade do capital da Marina Parque, teve um custo de 8,4 milhões de euros, valor que Rolando Borges Martins sublinha representar "um desconto sério de 60,9 por cento" face ao valor contabilístico da sociedade.
Depois de concluído o negócio, a Parque Expo prepara-se para avançar com a requalificação da marina, que tem sido sucessivamente adiada desde que o equipamento começou a revelar deficiências estruturais na sequência de tempestades registadas no fim de 1997. Rolando Martins salienta que o projecto a desenvolver, elaborado pela empresa Proman, foi validado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil.
Segundo informações da Parque Expo, a obra prevê o fecho da bacia sul, "através de um sistema de comportas, a criação de um anteporto e a impermeabilização dos molhes e fecho de toda a extensão da ponte-
-cais". No local, que ficará salvaguardado das marés para evitar o assoreamento, poderão ancorar 580 embarcações, de 10, 12 e 15 metros.
O presidente da Parque Expo revelou que a exploração comercial do equipamento vai ser concessionada a uma entidade privada, na sequência de um concurso público. Para um segundo momento, "quando houver procura", requalificar-se-á a bacia norte da marina, que recentemente foi alvo de uma operação de dragagem.
O presidente da Associação Náutica da Marina do Parque das Nações considera "lamentável" que a requalificação "se tenha arrastado tanto no tempo" e defende que a obra devia estar concluída em Fevereiro de 2009. Nessa altura, explicou, decorre a Nauticampo, que, ao contrário de feiras dedicadas à navegação realizadas noutros países, "não consegue ter uma exposição de barcos na água". O responsável acredita que, com a obra agora anunciada, vai ser possível "controlar o assoreamento" da marina, tornando-a "um referencial" para outros equipamentos do Tejo.»

Sem comentários: