29/11/2007

Majora Carter - Notável exemplo de cidadania.

http://www.ted.com/index.php/talks/view/id/53

via TED.com

2 comentários:

Gonçalo Cornelio da Silva disse...

Excelente de facto.
As coisas estão a mudar.
Ouçam bem o que ela diz. Não sou uma "fundamentalista da ecologia e não sou contra o capitalismo, eu seu que o investidor tem que realizar dinheiro", é toda uma outra mentalidade e transversal às politicas.
Não podemos fazer como em Paris fizeram em Novembro de 2005 e agora, enviar a policia de choque para os bairros suburbanos tem que se alterar este estado de coisas.
Nao podemos consecutivamente consumir os recursos pois isso tera no futuro consequencias muito graves em termos sociais.
Como Majora disse: a degradação económica + a degradação ambiental = a degradação social.
Um país pequeno como o nosso não pode segregar toda uma população como fizeram em na zona de Marvila, e tantas Chelas existem em redor das nossas cidades.
Se a CML quer pagar a factura tem que procurar rentabilizar os seus imensos recursos, e não existem muitas soluções.
A unicasolução para um desenvolvimento e planeamento sustentavel é trazer gente para a cidade e uma vez que é dona dos terrenos pode fazê-lo a preços muito competitivos, em vez de embarcar numa especulação imobiliaria a qual não é a sua vocação.

Anónimo disse...

As mentalidades estão mesmo a mudar.

Exemplos como Coritiba, Freiburgh, Adelaide, exemplos de cidades que desenvolveram nas suas comunidades consciências sustentáveis, hoje enraizadas - florescente inspiração para todos nós.
É também o que acontece aqui, neste pequena cidade inglesa onde dormito.
Está instalado e é possível e é apenas o início e é agora.

Miséria para os homens de betão.