18/10/2007

Nogueira Pinto não quer perder tempo com a Baixa

IN DN 17-10-2008

"Maria José Nogueira Pinto está convencida de que já não tem condições para coordenar o projecto de revitalização da Baixa-Chiado porque "meia dúzia de gatos pingados" fizeram uma "manobra política" para afastá-la do estudo que liderou no anterior mandato. "A polémica à volta da Chinatown não passou de um folclore de algumas pessoas que me não queriam lá", denunciou ao DN a ex-vereadora democrata-cristã, acusando o actual vereador do Ambiente e dos Espaços Verdes da Câmara de Lisboa, José Sá Fernandes (eleito pelo BE) e "alguns" colunistas, que não identificou, de "inventarem pretextos" para afastá-la do cargo.

"O clima que se gerou logo após as minhas declarações sobre o comércio de chineses fez-me pensar que seria um desperdício de tempo para mim e para a cidade de Lisboa continuar neste projecto, porque qualquer decisão ou comentário que fizesse no futuro seria mal entendido por uma corrente de pessoas que nunca fez nada pela cidade", justificou, adiantando não estar disposta a entrar em "guerrilhas políticas".

Segundo a ex-vereadora, tanto o presidente da autarquia, António Costa (PS), como o vice-presidente, Manuel Salgado, ainda tentaram demovê-la da sua decisão, mas ambos acabaram por aceitar o seu afastamento: "Despedi-me deles com amizade e tanto um como outro compreenderam as minhas razões."

Embora admita estar "bem preparada" para coordenar o projecto de revitalização da Baixa-Chiado, Nogueira Pinto afirma que há muitos outros que também estão qualificados para substituí-la nestas funções, a começar logo pelo vice-presidente da autarquia: "O arquitecto Manuel Salgado conhece o estudo como a palma da sua mão e saberá conduzir muito bem este processo", rematou.

José Sá Fernandes, que em Setembro defendeu que Nogueira Pinto não tinha condições para ser responsável pelo plano da Baixa-Chiado, não quis comentar a saída da ex-vereadora e esclareceu que só faz sentido nomear um novo coordenador após o projecto ser reformulado pela Câmara Municipal de Lisboa. "Temos de aguardar que o plano seja revisto", rematou o vereador do Ambiente e Espaços Verdes.

António Costa, por seu turno, confirmou ontem à Lusa, que Nogueira Pinto pediu para abandonar o projecto na sequência das críticas à sua posição sobre as lojas chinesas.

KÁTIA CATULO e TIAGO MELO"

3 comentários:

Anónimo disse...

uma boa notícia

Carlos Medina Ribeiro disse...

Porqué é que MJNP não se candidatou à CML?

Como é que A. Costa a convidou sem saber o que MJNP se propunha fazer?

daniel costa-lourenço disse...

acho uma má notícia...

toda a genta adoro as chinatowns por esse mundo fora....por cá era racismo...não ha paciência...

além de uma polo turistico, seria dinamizador de outras zonas e continuava a satisfazer os clientes que procuram essas lojas...

e alguma vez se admite a baixa feita loja dos 300?

por mim as lojas podem existir, mas isso não pode ser em todo o lado.

alguém admite lojas dos 300 nos Campos Elísios, na 5ª Avenida ou no Passeig de Gracia?

Hipocrisia...