29/10/2007

Frente Ribeirinha - Júdice já está ao serviço

Apesar de ainda não ter sido formalmente nomeado para liderar o projecto de requalificação da zona ribeirinha de Lisboa, José Miguel Júdice já pôs mãos à obra.
Com um gabinete montado na Rua Duque de Palmela, que tem servido de quartel-general para o plano da frente ribeirinha e onde já conta com o apoio de uma secretária que transitou da Parque Expo, o jurista tem estado envolvido nas negociações entre a Câmara de Lisboa e o Governo.
Júdice tem sido mesmo consultado sobre o modelo que deverão assumir as sociedades de gestão da zona a reabilitar.
Neste momento, as conversas entre o Executivo e a autarquia estão, ao que o SOL apurou, atrasadas devido ao envolvimento de José Sócrates na presidência da União Europeia.
No entanto, com a presidência na sua recta final, espera-se que Governo e Câmara cheguem depressa a um consenso sobre as sociedades (que poderão seguir o modelo do Progama Polis) e sobre a participação do Estado e do município na sua composição.
O vereador com o pelouro do Urbanismo, Manuel Salgado explicou ao SOL que «o objectivo é ter obra feita já em 2010», pelo que as negociações terão de ser fechadas «antes do final do ano».
Isto, apesar de o vereador do PS não querer avançar com uma data para o anúncio do modelo final das sociedades que irão gerir a frente ribeirinha.
Recorde-se que José Sá Fernandes anunciou para o final de Outubro o anúncio do resultado de um levantamento dos serviços «sobre o que é e o que não é actividade portuária na frente ribeirinha».
Levantamento esse que servirá de base para redefinir os poderes da Administração do Porto de Lisboa (APL) naquela zona da cidade.
Margarida Davim / Sol

Sem comentários: