11/10/2007

Estátua do calceteiro volta amanhã

In Jornal de Notícias (11/10/2007)
Gina Pereira

«O monumento de homenagem ao calceteiro - inaugurado em meados de Dezembro do ano passado e vandalizado menos de um mês depois da sua colocação - começa hoje a ser reposto no local de origem, em frente à igreja de São Nicolau, na Rua da Vitória, na Baixa de Lisboa. Ao que o JN apurou junto da Direcção Municipal de Ambiente Urbano (DMAU) da Câmara Municipal de Lisboa, o monumento deverá estar totalmente recolocado amanhã, mais de oito meses depois de ter sido danificado e retirado pelos serviços camarários para ser recuperado.

O monumento de homenagem ao calceteiro - composto por duas esculturas em bronze em tamanho real, da autoria do escultor Sérgio Stichini - foi inaugurado por Carmona Rodrigues, ex-presidente da CML, no dia 15 de Dezembro do ano passado, mas acabaria por passar incólume durante muito pouco tempo. Nos primeiros dias do ano, uma das duas esculturas - a que estava de pé, representando o batedor do maço - foi vandalizada durante a noite, ficando seriamente danificada. A estátua caiu no chão e partiu-se, pelo que teve de ser novamente fundida.

Por sorte, pouco tempo depois de ter sido derrubada, uma equipa dos serviços de Higiene Urbana passou pelo local e recolheu os pedaços da estátua, evitando que fossem roubados e vertidos em bronze, rendendo bom dinheiro a quem os levasse.

A outra escultura - que representa o calceteiro a trabalhar, de joelhos no chão - sobreviveu mais algumas semanas, mas acabou também por ser vandalizada. Foi recolhida pelos serviços camarários e estiveram ambas a ser recuperadas até há poucos dias, quando ficaram prontas para voltar ao local de origem.

De acordo com informações recolhidas pelo JN, os serviços camarários estiveram a estudar uma solução que dê mais garantias de estabilidade às estátuas, de modo a evitar que voltem a ser vandalizadas. Desta feita, as esculturas vão assentar numa sapata de betão armado, que será depois coberta com a tradicional calçada portuguesa. Os trabalhos começam hoje de manhã e deverão estar concluídos amanhã. Os serviços camarários acreditam que esta é uma boa solução. »

3 comentários:

Anónimo disse...

aquelas duas estátuas são de um provincianismo vergonhoso! sou naturalmente contra o acto de vandalismo que as destruiu, mas é preciso dizer que a "obra" é de um atraso estético confrangedor.

Paulo Ferrero disse...

Parece que o escultor, um tal Sticchini, está na moda;-(

Luís Pedro Correia disse...

Eu optaria antes por dois calceteiros de carne e osso. Sempre eram mais alguns buracos da calçada que desapareceriam e teria a vantagem de não serem vandalizáveis.