24/09/2007

Manutenção do IPO em Lisboa / Comunicado

O Fórum Cidadania Lx congratula-se com as notícias vindas a público sobre uma proposta apresentada recentemente pela CML ao Ministério da Saúde com vista à manutenção do Instituto Português de Oncologia em Lisboa, mais concretamente para a zona de Chelas/Bela Vista, desde que, OBVIAMENTE, tal não acarrete, em nenhum caso, uma usurpação ou mutilação do Parque da Bela Vista.

-Não obstante não se compreender as razões porque não se retoma o plano de renovação gradual do actual IPO;
-Não obstante não se saber qual o destino a dar aos actuais terrenosdo actual IPO, e aos pavilhões classificados pelo IGESPAR;
-Não obstante as acessibilidades em Chelas e Bela Vista serem consideravelmente inferiores às da Praça de Espanha, sobretudo autocarros (irá a Carris reforçar as carreiras com mais autocarros e mais ligações? a estação de comboio do Areeiro é muito longe!);
- E não obstante a pouca segurança da zona de Chelas, a falta de serviços de restauração, etc;

Convém reconhecer os méritos inegáveis da proximidade do Parque da Bela Vista, pulmão verde daquela zona da cidade, que assim poderá ganhar visitantes e contribuir para o bem estar de muitas pessoas.

Manter-se o IPO em Lisboa é uma excelente notícia para todos, especialmente para os que, infelizmente, têm necessidade de recorrer aos serviços daquela prestigiada instituição, vindos dos mais diversos pontos do país.

Só se espera que a decisão do Ministério seja tão breve quanto possível!

Melhores cumprimentos

1 comentário:

FJorge disse...

atenção ao futuro do Pavilhão do Rádio do arq. Carlos Ramos - tal como o Capitólio, é um icone da arquitectura moderna nacional: é apenas o primeiro edifício hospitalar moderno que se construiu em Portugal. Portanto, é um irmão do Capitólio.