30/09/2007

IPO 'expulsa' Rock in Rio do Parque da Bela Vista

In Dn - Filipe Morais

A instalação do Instituto Português de Oncologia no Parque da Bela Vista, caso o Ministério da Saúde aceite a proposta da Câmara de Lisboa (CML), vai "expulsar" futuras edições do Rock in Rio para outro local.

O festival de música só tem mais uma edição negociada, para 2008, mas eventuais futuras edições não poderão ser realizadas a poucos metros de um hospital, como confirmou ao DN José Sá Fernandes, vereador dos Espaços Verdes da CML: "O Rock in Rio não se vai fazer. Com o hospital aqui, não é compatível", disse. No entanto, Sá Fernandes referiu que "se quiserem fazer mais edições do Rock in Rio, arranjo um espaço para isso e com melhores condições", garantiu, quando mostrava os terrenos que a autarquia disponibiliza para a instalação do IPO em Lisboa.

O autarca adiantou ontem que espera uma decisão definitiva sobre a futura localização do Instituto Português de Oncologia. "Estou convencido que no próximo mês isto fica resolvido", afirmou Sá Fernandes, para quem o projecto permitirá "um ganho incrível para a cidade", já que chamará pessoas para aquela zona, "ligando Chelas à cidade e ligando o corredor verde a Monsanto", graças a uma ponte pedonal e ciclável entre o parque e o Areeiro.

Sá Fernandes admitiu ainda que o hospital teria de ter uma incineradora para resíduos hospitalares, "mas cumprindo todas as regras ambientais. É obrigatória e não pode haver poluição. Isso é claro". Quanto aos acessos do futuro hospital, dividido em quatro blocos, Sá Fernandes refere que as acessibilidades já são boas, mas deverão ser reforçadas. Para a revitalização do parque, que avançará mesmo sem o IPO, o executivo municipal conseguiu negociar a troca de um loteamento do vale do Casal Vistoso para outros terrenos.

Sobre as actuais instalações do IPO, em Palhavã, Sá Fernandes garante que vai ser cumprido o Plano Director Municipal, que prevê para ali equipamentos. "Que tipo de equipamentos, isso é outra discussão que terá de se fazer", disse.

2 comentários:

Anónimo disse...

pois... Manuel Salgado também já afirmou que é provável que palhavã venha a ser urbanizado.
Pena que seja esta a probabilidade mais do que provável

postman disse...

Será que entendi bem? " a Câmara negociou uns terrenos no Casal Vistoso". Estamos a falar de uma permuta? Que tipo de negócio ? Passou pela sessão de Câmara? foi à Assembleia Municipal? Só vejo um caminho: Pedir À PJ para investigar!