18/09/2007

Governo quer acabar com imagem negativa dos transportes públicos

In Público (17/9/2007)
Inês Boaventura

«A "Goze a viagem. Vá de transportes públicos" é a mensagem de uma campanha publicitária ontem lançada pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, com o objectivo de conquistar novos clientes para os transportes públicos e de acabar com a percepção de que estes não têm qualidade e só são utilizados por quem não pode recorrer ao transporte individual.
A campanha, que numa primeira fase representa um investimento de 300 mil euros a suportar pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, foi lançada a nível nacional, mas os seus principais destinatários são os habitantes das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. A ideia é, através do uso de um smile como principal elemento gráfico, dizer às pessoas que com os transportes públicos podem chegar de um ponto ao outro "com um sorriso nos lábios", como explicou o seu autor, Bruno Monteiro.
A secretária de Estado dos Transportes sublinhou a importância desta iniciativa, e o seu "custo quase irrisório", para acabar com a "deficiente percepção do que é o sistema de transportes públicos". Ana Paula Vitorino acredita que essa visão é partilhada por muitos dos potenciais clientes dos transportes públicos, que desconhecem "a revolução" que tem ocorrido neste domínio.
"Todos sabemos que tem sido feita nos últimos anos uma forte aposta na melhoria da oferta dos transportes públicos", afirmou a secretária de Estado dos Transportes, lamentando que "ao contrário do que seria expectável" não tenha havido um aumento da sua quota de mercado. Ainda assim, referiu, em 2006 houve mais 2,5 milhões de passageiros a viajar nos transportes públicos das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto do que no ano anterior.
A campanha, que já pode ser vista em painéis publicitários (mupis) e na televisão, vai em breve estar disponível em vários hipermercados e centros comerciais. Numa fase posterior, a acção passará a ser financiada pelos diferentes operadores de transporte, e terá como objectivo divulgar a oferta específica de cada um deles.
2,5

milhões foi o número de novos passageiros conquistados pelos transportes públicos das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto em 2006»

O problema é de imagem, mas um facto. Um dias destes volveremos a este assunto...

1 comentário:

Anónimo disse...

As campanhas de comunicação para promover os transporte públicos são, sem dúvida, importantes. No entanto existem outras acções que poderiam levar a um incremento de passageiros.

A exemplo do que se passa na Holanda, os bilhetes de transportes deviam ser uniformizados e utilizados em qalquer cidade do país. Não sei como o fizeram, mas conseguem. Mesmo em operadores diferentes, o mesmo bilhete pode ser usado.

Outra medida que incentiva o uso do transporte público,é o facto de todos os estudantes universitários poderem escolher se querem transportes gratuitos nos dias da semana, ou a partir das 12H de Sexta-feira até as 12H de Segunda-feira.

Estes estudantes andam de transporte com sorrisos, e, como é óbvio não desejam ter automóvel, que é infelizmente, o maior desejo de qualquer estudante universitário em Portugal.